20 de janeiro de 2022

Franca

ENEM

Francanos realizam segundo e último dia de Enem neste domingo

“Estou com a expectativa zero, mas vim para tentar. Não pode desistir, já vim semana passada”, disse a estudante Isadora Pires Costa, de 17 anos.

Franca 28/11/2021
Pedro Baccelli
da Redação
GCN
Movimentação no bloco Azul da Unifran para realização do exame neste domingo
Estudantes em todo Brasil realizam neste domingo, 28, o segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em Franca, não é diferente. Os candidatos responderão 90 questões – sendo 45 perguntas de ciências da natureza e 45 de matemática. Nesta edição, cerca de 3,1 milhões de pessoas buscam a sonhada vaga na faculdade/universidade. O número, considerado aquém comparado aos últimos anos, é o menor desde 2005.

A movimentação começou logo pela manhã, antes dos portões das instituições abrirem às 12h. Para evitar transito e, consequentemente, se atrasarem, muitos francanos chegaram cedo no local de prova – para não serem barrados pelo famoso “porteiro do Enem”. Os portões foram fechados às 13h, com início da prova marcado para às 13h30.

A Unifran (Universidade de Franca) reúne o maior número de candidatos na cidade. Algumas pessoas tiveram a sensação de que o número de participantes reduziu em relação a última semana, quando foi aplicada a primeira parte da prova. “O movimento diminuiu bastante. Tem menos gente que na semana passada. Acho que muita gente desistiu”, disse Isadora Pires Costa, de 17 anos.

A moradora do Parque São Jorge não tem muita expectativa para o exame desde ano. “Não tive muito tempo para estudar, porque estava trabalhando. Estou com a expectativa zero, mas vim para tentar. Não pode desistir, já vim semana passada”.

Isadora pretende fazer ciências contábeis. “Acho que dessa vez eu não passo. Então, ano que vem tenta de novo”, completou.

Moradora da vizinha Cristais Paulista, Ketelyn Gomes, de 18 anos, realiza a prova na Unifran. A estudante se agarra na fé para conseguir um bom resultado.  “Não tenho nenhuma expectativa. Estou na base da sorte, não tive tempo para estudar. Não tive tempo para fazer nada. Estou só na fé de Deus”.

No primeiro dia de exame, que aconteceu no último domingo, 21, foram aplicadas 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas, além dos estudantes precisarem desenvolver uma redação. Com 30 minutos a menos de tempo neste segundo dia, o exame encerra às 18h30.

Leia mais:
Portões se fecham e começa o primeiro dia de prova com 90 questões e redação



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001