20 de janeiro de 2022

Franca

JORNALISMO

Estudantes de jornalismo da Unifran vencem prêmio na categoria Jovem Talento

Aline Arbache e Gabriel Garcia, alunos do segundo ano de Jornalismo na Unifran, fizeram reportagem intitulada "Limpeza na lavoura" sobre o uso de insetos chamados bichos-lixeiros no controle de pragas em cafezais.

Franca 13/12/2021
Heloísa Taveira
da Redação
Reprodução
Aline Arbache e Gabriel Garcia, campeões da categoria Jovem Talento na modalidade escrita.
Dois estudantes do segundo ano do curso de Jornalismo da Unifran (Universidade de Franca) conquistaram o 1º lugar na modalidade escrita do Prêmio Abag-RP “José Hamilton Ribeiro, na categoria Jovem Talento. Aline Arbache e Gabriel Garcia apostaram na matéria “Limpeza na lavoura”, sobre o uso de insetos chamados bichos-lixeiros no controle de pragas em cafezais.

O concurso foi criado há 13 anos com o objetivo de incentivar o trabalho jornalístico relacionado ao agronegócio. Além da categoria Jovem Talento, direcionada a estudantes, o prêmio é aberto a profissionais formados.

Essa foi a primeira participação dos alunos em um concurso de Jornalismo. Aline e Gabriel, mesmo confiantes no trabalho desenvolvido, levaram um susto ao terem seus nomes revelados como destaque do prêmio.

“Sinto que a reportagem e essa conquista dizem muito sobre o esforço que o Gabriel e eu tivemos na hora da produção, principalmente por somarmos dias e dias estudando sobre a limpeza na cafeicultura, além de toda aquela organização de perguntas para arrancar a melhor resposta possível dos nossos entrevistados. Foram dois semestres produzindo a matéria para finalizar com chave de ouro”, diz Aline.

Gabriel também reforçou a dedicação que a dupla teve para conquistar o 1º lugar. “A gente já sabia da grandeza da nossa reportagem. Foi uma coisa muito bem trabalhada e sabíamos que íamos para a final. Isso foi um marco incrível na nossa carreira. A gente comemorou bastante, não dá pra descrever a felicidade que estamos sentindo agora”.

Para incentivar os alunos, os professores Igor Savenhago e Aline Azevedo criaram no primeiro semestre deste ano o Projeto Agenda Científica, que divulga os resultados de pesquisas realizadas em diversas áreas dentro da universidade. Eles foram os orientadores dos alunos no desenvolvimento da reportagem.

“Sabíamos que a reportagem desenvolvida pela Aline e pelo Gabriel, pela força do tema, que tem a ver com sustentabilidade ambiental, uma das demandas do século 21, e pelo envolvimento dos estudantes, tinha boas chances, mas, quando foi anunciado o primeiro lugar, a emoção foi grande", comemorou Igor. "Trabalhamos arduamente para entregar aos alunos o melhor de nós e extrair o melhor deles. Quando esses resultados aparecem, é um indicativo de que as estratégias deram certo”.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Dirceu
    31/12/1969
    Parabéns. que vcs tenham muito sucesso na profissão escolhidas e que se tornem bons jornalistas.
Veja mais Local

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001