20 de janeiro de 2022

Nossas Letras

BALTAZAR GONÇALVES

Avante, 2022!

A nostalgia é perigo iminente para o espírito alerta, vem na calmaria depois de tudo impiedosa, promete prazer na dor, o pior parece entretenimento. Leia mais no texto de Baltazar Gonçalves.

Nossas Letras 25/12/2021
Baltazar Gonçalves
especial para o GCN
A nostalgia é perigo iminente para o espírito alerta, vem na calmaria depois de tudo impiedosa, promete prazer na dor, o pior parece entretenimento, mina a perseverança, nada constrói ou propõe, quase não perturba e por isso mesmo é bem-vinda, causa indelével dissabor como faca cravada, pulsa metálica onde o coração falha, é abraço de medusa, a mão temida de midas, salmo na voz de sereias, o fogo mortífero nas línguas da hidra, o torpor da morte na fogueira das vaidades, a resposta ao convite do silêncio no mausoléu

A nostalgia é prima-irmã da saudade nascem disformes no desvão das impressões e crescem maculadas até a foz da razão

A saudade guarda o inteiro do vivido, o verniz na superfície dos sentidos, o que seria melhor sem fim, guardado, imagens aromas cores qualquer detalhe, números latitudes e longitudes ou uma previsão do tempo, sensação térmica de um instante agrega valor a quase tudo, anima o coração triste e livra da culpa o arrependido, encurta distâncias e move o intransponível, aproximando amantes amargurados pela dúvida, guarda a promessa de continuação e propõe, desfecho transitório quando agir não convém, senão por conveniência e rima

Nostalgia & Saudade é um poema do livro Depois eu conta: diário dos miseráveis (Penalux, 2021)



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Cecilia Maria De Luca
    31/12/1969
    Sensacional. Nostalgia - sentimento do não vivido, saudade = dor pela falta do que realmente aconteceu, do que foi vivenciado com prazer é alegria.
Veja mais Textos

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001