20 de janeiro de 2022

Esporte

COPINHA

Francana prioriza atletas da cidade; Copinha começa no Lanchão

A Copa São Paulo começou nesta terça-feira em Franca. Membros da Francana, Juventude (RS), Ponte Preta (SP) e Confiança (PB) comentaram sobre a expectativa de participar da maior vitrine do futebol mundial. Técnico da Francana ressalta que a maioria dos atletas são da cidade, ao contrário de competições anteriores.

Esporte 04/01/2022
Pedro Baccelli
da Redação
Pedro Baccelli/GCN
Estádio Lanchão na tarde desta terça-feira, 4 nos momentos iniciais de estreia da Francana
A Francana volta a campo num dos grupos da Copinha, com sede em Franca, após dois anos sem disputar campeonatos oficiais. Para chegar no elenco de 30 atletas, dezenas de jogadores foram avaliados entre outubro e o início de dezembro.

A bola começou a rolar no Lanchão na tarde desta terça-feira, 5. Franca é uma das 32 sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

“Dois garotos de Ibiraci (MG), três ou quatro de Brodowski (SP), um de Ribeirão de Preto (SP), um de Marília (SP), um de São Paulo, um da Bahia, um do Rio de Janeiro e os demais são de Franca. A maioria é de Franca, coisa que não acontecia em edições anteriores”, explica o técnico Edilson Luís de Oliveira.

Edilson evita se posicionar sobre o resultado esperado na competição, devido à qualidade das equipes. “Em questão de competitividade, dentro de campo é difícil você fazer alguns pronunciamentos sobre sistema de jogo. Hoje é muito pareado”, finalizou.
 
Juventude
São 1.350 quilômetros entre Caxias do Sul (RS) e Franca. Esta foi a distância percorrida pela garotada gaúcha para jogar a Copinha. A competição é a oportunidade da vida para muitos meninos.

“A gente vem com um time muito jovem, uma média de idade de 17,8 anos. A gente vem para colocar esses meninos na vitrina, para dar experiência de jogos grandes, jogos importantes e jogos com torcidas. Isso é algo que não temos muito no Rio Grande do Sul, na categoria de base”, disse o coordenador técnico do time gaúcho, Eduardo Henrique Bickel.  
 
Os atletas serão avaliados durante a competição. Quem tiver preparado pode chegar ao elenco principal durante o Campeonato Gaúcho, que começa a partir do dia 26 de janeiro. “O nosso treinador é auxiliar técnico do profissional e veio junto para acompanhar essa meninada na Copinha para levar, quem sabe, alguns nomes ao Jair Ventura na continuidade do campeonato gaúcho”.  
 
O terceiro jogo do Juventude na fase de grupo é contra a Francana. Não é a primeira vez que a gauchada encontra a Feiticeira. Em 2020, última vez que a competição aconteceu, a Francana foi eliminada nos pênaltis pelo Juventude na segunda fase. “A gente sabe que vai ser um jogo muito duro. A Francana vai ter o apoio da imensa torcida em seu estádio e tenho certeza que o estádio vai estar lotado”, completou Eduardo. 
 
Ponte Preta
Apesar de disputar outros campeonatos, a comissão da Ponte Preta encara a Copinha de outra forma. "Disputamos Brasileiro e Paulista, sempre chegando em fases avançadas, mas sabemos da dificuldade da Copa São Paulo, que é um campeonato meio atípico, muito rápido, onde tem pouca recuperação para os jogadores", disse o treinador Eduardo Abdo. 
 
A Ponte já está aproveitando sua base. "Temos hoje na Ponte Preta, no elenco profissional, oito jogadores com idade sub-20 que não vieram para a Copa São Paulo".

Confiança
A molecada da Confiança saiu da Paraíba para jogar em Franca. A expectativa é boa para a Copinha na visão do treinador Cesar Wellington.

“Se preparamos muito para este momento e esperamos que a gente possa estrear com o pé direito. Sabemos da força do Juventude. Sabemos que é time de primeira divisão, mas estamos preparados para que possamos fazer um bom jogo”. 
 
Evento
Antes de a bola rolar no Lanchão na tarde desta terça-feira, 5, uma reunião marcou o lançamento da Copa São Paulo de Futebol Júnior em Franca.

O evento realizado na noite dessa segunda-feira, 3, contou com autoridades esportivas, comissões técnicas, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) e membros da Francana, Juventude (RS), Ponte Preta (SP) e Confiança (PB).

A Copinha conta com a participação de 128 clubes distribuídos em 32 sedes no estado de São Paulo. O atual campeão é o Internacional/RS sobre o Grêmio, em 2020. Ano passado a competição foi suspensa por conta da pandemia. A competição já teve seu início neste domingo, 2.
 
Jogos no Lanchão
Terça-feira, 4/1
Francana x Ponte Preta 17h45
Juventude x Confiança 20h
 
Sexta-feira, 7/1
Francana x Confiança 17h45
Ponte Preta x Juventude 20h
 
Segunda-feira, 10/1
Confiança x Ponte Preta 17h45
Francana x Juventude 20h


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Covidado
    31/12/1969
    Todos estao convidados ou melhor covidados para este tipo de programação
Veja mais Futebol

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: , , , , , Data: 30/11/-0001
  • Quina:
    Sorteio: , , , , Data: 30/11/-0001