NERVOS
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Trânsito caótico e travado testa paciência dos motoristas de Franca
Trânsito caótico e travado testa paciência dos motoristas de Franca
Cidade conta com vários gargalos em horários de pico; rotatórias são apontadas como pontos de grandes congestionamentos no trânsito da cidade.
Cidade conta com vários gargalos em horários de pico; rotatórias são apontadas como pontos de grandes congestionamentos no trânsito da cidade.
Dirceu Garcia/GCN

Dirigir em Franca já pode ser classificado como um teste de paciência. Em alguns trechos, na parte central da cidade, as ruas são estreitas e o trânsito não flui. Nas vias que cortam a cidade, os motoristas sofrem com a falta de alternativas, enfrentando congestionamentos nas principais avenidas que ligam a cidade de ponta a ponta. Nos horários de pico – no início da manhã e no retorno para casa, entre 17h15 e 19 horas – os motoristas sofrem com longos congestionamentos.
Para atravessar a cidade do Jardim Aeroporto, na zona Sul, até o City Petrópolis, zona Norte, o motorista precisa percorrer cerca de 20 km, isso fazendo o caminho mais rápido, pela rodovia Cândido Portinari. Gasta uns 20 minutos. Se o motorista tiver que passar pela região central por algum motivo, esse tempo pode até quase triplicar, principalmente no horário de rush, além do caminho ficar mais longo.
Aristeu Marques Borges, 56 anos, que trabalha com móveis planejados, diz que o trânsito nas rotatórias não flui, culpando os próprios motoristas. “O trânsito nas rotatórias não flui como precisava. Os motoristas não conseguem dirigir usando as duas faixas juntos. Eles fazem filas indianas sendo que há duas faixas. Quando a gente entra na sequência para tentar agilizar, eles (motoristas) buzinam e até tentam jogar o carro na frente do nosso. Quando preciso sair para fazer um serviço, um orçamento, o problema maior pra mim são as rotatórias que atrasam tudo, Não rende. Aquela rotatória saindo para o Distrito Industrial é um caos”, conta o empresário, que mora no Jardim Primavera.
Bruno Reis Ribeiro, 37 anos, que trabalha de motorista na empresa Souza Fran – componentes para calçados e bolsas – relata que precisa se desdobrar para cumprir o cronograma de entregas das mercadorias. “O trânsito de Franca é muito carregado em vários pontos da cidade. No horário de pico, a lentidão é muito grande e um itinerário de entrega que eu faria em 20 minutos pode demorar até 40 minutos. Por isso temos que sair mais cedo para a entrega para não prejudicar os clientes. O número de carros só vai aumentando, e por conta disso a Prefeitura precisa de um planejamento para resolver esses congestionamentos”, disse Bruno, que mora no Jardim Palma.
Ele também cita o engarrafamento que ocorre na rotatória que fica na avenida Adhemar de Barros e Avenida Brasil. “No final do dia, o trânsito fica totalmente travado na rotatória da avenida Brasil, perto do Pé de Ferro (Fábrica). A prefeitura já tentou várias alternativas, colocado semáforos no local, mas não resolve. Trava tudo. Já presenciei vários acidente no local”, contou.
O comerciante Tiago Castro, 40 anos, disse que para sair do próprio bairro onde mora já é um transtorno. “Eu moro no Jardim Zanetti e a rotatória do bairro recebe todo o fluxo daquela região, de outros bairros e chácaras, além de dar acesso à rodovia (Ronan Rocha). No período da manhã, a partir das 6h30, fica um caos. Eu levo minha filha à escola cedo e os motoristas estão até subindo no canteiro da avenida para entrar em outra via para conseguir chegar a tempo nos compromissos. O setor competente deveria resolver esse problema que estamos enfrentando ali”, disse Tiago.
Além dos gargalos nas vias de Franca, também são registrados grandes congestionamentos nas alças de acesso das rodovias que cortam a cidade, correndo perigo de provocar acidentes nos horários de pico. A Prefeitura garante que fez vários estudos e projetos estão sendo elaborados para buscar uma solução para o caos. Segundo esses estudos, os principais pontos de congestionamento foram identificados na Rotatória do Distrito Industrial, nos pontilhões do Parque Vicente Leporace e Vila São Sebastião, na Avenida Brasil, Avenida Adhemar de Barros e Avenida Hélio Palermo.
Sobre o projeto de construção de novos pontilhões na rodovia Cândido Portinari, próximo ao Leporace e Vila São Sebastião, que poderia ajudar a solucionar os engarrafamentos naqueles locais, a prefeitura apenas disse que vem investindo em melhorias e nas sinalizações de trânsito.
“A Prefeitura tem trabalhado para melhorar, cada vez mais, o trânsito da cidade de Franca, porém esse é um problema que além do investimento do poder público, é necessária a colaboração de todos. A conscientização e o respeito às regras de trânsito precisam fazer parte da rotina da população”, disse Marcos Aurélio Passeti, diretor do Departamento de Trânsito de Franca.
Dirigir em Franca já pode ser classificado como um teste de paciência. Em alguns trechos, na parte central da cidade, as ruas são estreitas e o trânsito não flui. Nas vias que cortam a cidade, os motoristas sofrem com a falta de alternativas, enfrentando congestionamentos nas principais avenidas que ligam a cidade de ponta a ponta. Nos horários de pico – no início da manhã e no retorno para casa, entre 17h15 e 19 horas – os motoristas sofrem com longos congestionamentos.
Para atravessar a cidade do Jardim Aeroporto, na zona Sul, até o City Petrópolis, zona Norte, o motorista precisa percorrer cerca de 20 km, isso fazendo o caminho mais rápido, pela rodovia Cândido Portinari. Gasta uns 20 minutos. Se o motorista tiver que passar pela região central por algum motivo, esse tempo pode até quase triplicar, principalmente no horário de rush, além do caminho ficar mais longo.
Aristeu Marques Borges, 56 anos, que trabalha com móveis planejados, diz que o trânsito nas rotatórias não flui, culpando os próprios motoristas. “O trânsito nas rotatórias não flui como precisava. Os motoristas não conseguem dirigir usando as duas faixas juntos. Eles fazem filas indianas sendo que há duas faixas. Quando a gente entra na sequência para tentar agilizar, eles (motoristas) buzinam e até tentam jogar o carro na frente do nosso. Quando preciso sair para fazer um serviço, um orçamento, o problema maior pra mim são as rotatórias que atrasam tudo, Não rende. Aquela rotatória saindo para o Distrito Industrial é um caos”, conta o empresário, que mora no Jardim Primavera.
Bruno Reis Ribeiro, 37 anos, que trabalha de motorista na empresa Souza Fran – componentes para calçados e bolsas – relata que precisa se desdobrar para cumprir o cronograma de entregas das mercadorias. “O trânsito de Franca é muito carregado em vários pontos da cidade. No horário de pico, a lentidão é muito grande e um itinerário de entrega que eu faria em 20 minutos pode demorar até 40 minutos. Por isso temos que sair mais cedo para a entrega para não prejudicar os clientes. O número de carros só vai aumentando, e por conta disso a Prefeitura precisa de um planejamento para resolver esses congestionamentos”, disse Bruno, que mora no Jardim Palma.
Ele também cita o engarrafamento que ocorre na rotatória que fica na avenida Adhemar de Barros e Avenida Brasil. “No final do dia, o trânsito fica totalmente travado na rotatória da avenida Brasil, perto do Pé de Ferro (Fábrica). A prefeitura já tentou várias alternativas, colocado semáforos no local, mas não resolve. Trava tudo. Já presenciei vários acidente no local”, contou.
O comerciante Tiago Castro, 40 anos, disse que para sair do próprio bairro onde mora já é um transtorno. “Eu moro no Jardim Zanetti e a rotatória do bairro recebe todo o fluxo daquela região, de outros bairros e chácaras, além de dar acesso à rodovia (Ronan Rocha). No período da manhã, a partir das 6h30, fica um caos. Eu levo minha filha à escola cedo e os motoristas estão até subindo no canteiro da avenida para entrar em outra via para conseguir chegar a tempo nos compromissos. O setor competente deveria resolver esse problema que estamos enfrentando ali”, disse Tiago.
Além dos gargalos nas vias de Franca, também são registrados grandes congestionamentos nas alças de acesso das rodovias que cortam a cidade, correndo perigo de provocar acidentes nos horários de pico. A Prefeitura garante que fez vários estudos e projetos estão sendo elaborados para buscar uma solução para o caos. Segundo esses estudos, os principais pontos de congestionamento foram identificados na Rotatória do Distrito Industrial, nos pontilhões do Parque Vicente Leporace e Vila São Sebastião, na Avenida Brasil, Avenida Adhemar de Barros e Avenida Hélio Palermo.
Sobre o projeto de construção de novos pontilhões na rodovia Cândido Portinari, próximo ao Leporace e Vila São Sebastião, que poderia ajudar a solucionar os engarrafamentos naqueles locais, a prefeitura apenas disse que vem investindo em melhorias e nas sinalizações de trânsito.
“A Prefeitura tem trabalhado para melhorar, cada vez mais, o trânsito da cidade de Franca, porém esse é um problema que além do investimento do poder público, é necessária a colaboração de todos. A conscientização e o respeito às regras de trânsito precisam fazer parte da rotina da população”, disse Marcos Aurélio Passeti, diretor do Departamento de Trânsito de Franca.
11 COMENTÁRIOS
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Andreas Konder
26/06/2022Roberto
26/06/2022Xing Ling
26/06/2022Observador
27/06/2022João
27/06/2022Dirceu
27/06/2022Eu
27/06/2022engenheiro
27/06/2022ivomarr polo
27/06/2022TATIANE
27/06/2022Pedro
29/06/2022