24 de julho de 2021
Painel

Reflexão Inicial

18/07/2021

“Um homem verdadeiramente rico é aquele cujos filhos correm para seus braços quando suas mãos estão vazias” (A.D.)

Domingo, 18 de julho

Parabéns

Hoje é dia de abraçar o amigo Adérmis Marini, que está aniversariando. Foi vereador, tendo assumido a cadeira de deputado federal, como substituto, e recentemente concorreu à Prefeitura de Franca. Atualmente é gestor imobiliário, comandando a Marini Imóveis, e pode retornar à política, em próximas eleições, já que tem convite de vários partidos. Parabéns e um abraço ao Adérmis.

...
Domingo, 18 de julho

Dicas Práticas

A banana é uma fruta rica em potássio, que melhora a circulação do sangue no organismo, diminuindo a incidência de câimbras. É também rica em vitaminas A e C e do complexo B1 e B2, que ajudam a tranquilizar o sono e melhoram o humor. Por isso mesmo, é muito consumida pelos atletas. Se você costuma ter câimbras, passe a consumir mais bananas.

Domingo, 18 de julho

A nova Tenda

Foi concluída há poucos dias a reforma feita no interior da Tenda Árabe, que é comandada pelos amigos Michel Aoude e Renata, ali na avenida Ismael Alonso, local onde sempre funcionou. A mudança foi em seu interior, agora mais amplo e com as geladeiras, freezers e pistas, distribuídos ao redor, de modo que os clientes vão passando e escolhendo entre as várias opções da cozinha árabe. Muito bom mesmo.

...
Domingo, 18 de julho

Aniversários

Aniversaria hoje o estilista Di Orsioni... O ex-vereador Adérmis Marini (52 anos) e Wilton Melo Fernandes... Amanhã, minha neta Marina Rodrigues Lima... Na terça (20), Paulo Xavier (Padaria Estrela), Aniz Nassif Neto, Stroga, Vera Diogo, Pastora Miriam, Sheila e Lara Toledo Yunes... Na quarta (21), Claudinei Jacobini, Wanderley Barbosa (Dim), Toninho Verzola, Wanderley Alves da Silva, Beto Chagas e Dim Zinader... Na quinta (22), Naje Bachur (Comercial São Sebastião)... Na sexta-feira (23), Valdecir Pagnan... E no próximo sábado, meu irmão Jayme Rodrigues Neto, Maria Helena Lima Navarro, Maria Cristina Maníglia de Melo, Clesinho Nascimento e a médica Daniela Sardini.

Domingo, 18 de julho

Marina: 15 anos

Um beijo para a minha neta, muito linda, Marina Rodrigues Lima, que comemora amanhã seus 15 anos. Estudiosa, inteligente e muito cabeça, é um orgulho para os pais, Luís Carlos de Lima e minha filha, Roberta Sanches Rodrigues. Continue assim, e que Deus a abençoe sempre.

...
Domingo, 18 de julho

Nestlé - Chok Doce

A empresa francana Chok Doce, como sabem, é uma das distribuidoras mais importantes da Nestlé. Recentemente, um de seus diretores, Juliano Arantes, com a esposa Regiane, estiveram em visita à sede mundial da Nestlé, na Suíça, sendo recepcionados pelo diretor Diego Peloso. Mesmo com a ampla distribuidora regional instalada em Brodowski, a Chok-Doce mantém escritórios e suas três lojas de varejo em Franca.

...
Domingo, 18 de julho

Bolo de Santo Antônio

A ampla reforma e ampliação da igreja de Santo Antônio, na Cidade Nova, vai chegando ao final, com a instalação do novo piso na área de entrada do templo. Depois, virá a pintura externa, que terá início em breve. Com a pandemia, muitos eventos tiveram de ser suspensos, mas os gastos continuaram, e agora o Monsenhor José Geraldo anuncia a distribuição do Bolo de Santo Antônio, ao preço de 25 Reais, e já quase esgotado. Serão confeccionados pela excelente Padaria Estrela, e oferecidos pelos seus diretores, João Batista de Lima e Paulo Xavier. Entrega no próximo domingo, dia 25.

...
Domingo, 18 de julho

Combine antes

Para evitar dissabores ao contratar alguma prestação de serviço, convém combinar antes o preço a ser pago. Já diz aquele ditado verdadeiro dos antigos, que “o combinado não é caro”. Então, nunca mande fazer algum serviço sem saber o quanto vai pagar ao final. Assim, não terá como reclamar depois. Outra coisa: pague apenas ao final do serviço concluído, pois quem paga antes, provavelmente, não vai ser bem atendido. Com algumas raras exceções.

Domingo, 18 de julho

Primeiro aninho

Ela é o novo xodó da família, já que chegou depois de muitos anos sem um bebê para alegrar a todos. E completou agora seu primeiro aninho de vida, para orgulho dos pais, Valdes Rodrigues Júnior e Caroline Salgado Rodrigues, e alegria de todos nós, os avós, tios e primos. Maria Eduarda é o nome dessa beleza de presente que Deus nos deu. E que a conserve sempre linda e abençoada.

...
Domingo, 18 de julho

Pique-pique

Hoje é dia muito alegre para o querido Wilton Melo Fernandes (Tom), que passa para uma nova idade, recebendo o abraço da família e amigos, ao lado de sua Roberta. Vai daqui também os nossos cumprimentos, desejando saúde, toda paz e todo bem.

...
Domingo, 18 de julho

Co-piada

Um mineirinho já estava muito surdo, mas fazia de tudo pra ninguém perceber o seu problema. Disfarçava de tudo quanto era jeito. Lá um dia estava na sua roça, arrancando algumas mandiocas pra vender, quando foi passando um vizinho, e de longe perguntou:

- Oi, cumpadre Benedito, a cumadre tá boa?

E ele:

- Ah, cumpadre, ela tá um pouco dura, mas dá pra comer!

Domingo, 18 de julho

Arquivo

A foto é de 1996, no campo do Palmeirinhas da Santos Pereira, numa visita a Franca do grande e saudoso Djalma Santos, campeão mundial pelo Brasil, nos anos de 1958 e 1962. Da esquerda para a direita: Edinho (que jogou pela Francana), Djalma Santos, Donizete e Dim (do Palmeirinhas).

...
Domingo, 18 de julho

Ponto final

Anote e reflita: “Se tudo na vida fosse só alegria, não daríamos valor à felicidade. Às vezes, é preciso chorar para sabermos o quanto é bom sorrir. É preciso sentir saudade para sabermos o quanto gostamos de alguém. Quando temos tudo na vida, nada parece ter valor. Por isso, com alegria e confiança, viva hoje, esqueça o ontem e deixe Deus decidir o amanhã”!

Domingo, 11 de julho

Ponto final

Anote e reflita nas três maiores lições de um sábio:

  1. Não faça promessas quando estiver muito feliz...ou um pouco bêbado.
  2. Não responda nada quando estiver muito irritado.
  3. Não tome grandes decisões quando estiver triste.

Domingo, 11 de julho

Ruas sem placas

Dia desses tive que localizar um endereço em rua de um bairro e foi a maior dificuldade. Quase não existem placas com os nomes de ruas, e as que ainda restam estão danificadas ou em lugar incorreto. Em resumo, para chegar ao destino, é necessário parar em algum estabelecimento, e sair perguntando. Geralmente, com boa vontade, alguém vai explicando quantas ruas você deve seguir adiante, virar mais um ou dois quarteirões, e chegar ao destino. Isso já perdura há muitos anos. Até quando vai ficar assim?

Domingo, 11 de julho

Co-piada

O garoto entra eufórico em casa:
-“Mamãe, hoje a professora deu aula de sexo”
-“É mesmo, filho? E o que você achou? ”
-“Foi muito legal, né...só achei que as carteiras são muito desconfortáveis”.

Domingo, 11 de julho

Arquivo

Saudade de dois queridos amigos, ambos já falecidos, e que foram dos mais conhecidos cabeleireiros da cidade. Quem não se lembra do Nene’s e do Waltinho? Chegaram a trabalhar juntos, no salão do antigo Hotel Francano, e depois cada um no seu próprio salão. O Nene’s também teve uma atuação no microfone, que ele sempre gostou, comandando programas de rádio nas madrugadas.  Boas lembranças.

...
Cabelereiros Nene’s e Waltinho
Domingo, 11 de julho

Sinais de solo

Um alô ao Coronel Araújo, secretário de Segurança e Trânsito: Mandar reforçar os sinais amarelos, ou vermelhos, nas lombo-faixas e outros obstáculos pelas ruas da cidade. Em alguns lugares, principalmente à noite, quando se vê, já está em cima do obstáculo, mesmo estando em baixa velocidade. Então, convém reforçar a pintura em quase todas elas. Assim como as faixas zebradas junto a vários cruzamentos.

Domingo, 11 de julho

Mais experiente

O delegado de polícia Márcio Murari é um dos expoentes da Delegacia de Investigações Gerais em nossa cidade, sempre atencioso e bastante atuante. O abraço segue, principalmente, por dois motivos: Pelo seu trabalho na DIG e pelo aniversário, que ele comemora esta semana, dia 15. Fica mais experiente ainda. Parabéns.

...
Márcio Murari
Domingo, 11 de julho

Mal necessário

O prefeito Alexandre Ferreira sempre se mostrou contrário a implantar radares fotográficos nos cruzamentos com semáforos e outros locais movimentados, mas chega a um ponto em que será preciso uma providência mais rigorosa, para evitar tantos acidentes de trânsito, principalmente por desrespeito à sinalização. Basta ficar por alguns minutos próximo de semáforos para constatar a forma como atravessam no vermelho, a toda velocidade. Quantos acidentes e atropelamentos já aconteceram. Então, alguma coisa é preciso ser feita, para evitar mais ferimentos e mortes.

Domingo, 11 de julho

Pique-pique

Vamos antecipando um abraço ao médico Cirilo Barcelos Filho, que aniversaria nesta próxima terça-feira. Doutor Cirilinho, como é carinhosamente chamado, é filho de um dos maiores nomes da medicina em Franca de todos os tempos, o saudoso Doutor Cirilo Barcelos, um dos fundadores do Hospital Regional, agora São Francisco. Parabéns e um abraço a ele, esposa e filhos.

...
Cirilo Barcelos Filho
Domingo, 11 de julho

Nova idade

Quem também passa para uma nova idade hoje é a Karina Tasso Verzola, filha do nosso saudoso companheiro, Paulo Roberto Verzola, e da Maria Aparecida Tasso Verzola. A professora Karina é casada com o Giseldo, atual presidente da Creche “Ângelo Verzola”, e mãe do Paulo Roberto e Caio. Parabéns a ela e um abraço a todos.

...
Karina e Giseldo
Domingo, 11 de julho

Parques e Cachorros

Tenho ouvido reclamações de frequentadores, tanto do Parque Fernando Costa como do Poliesportivo, a respeito de muitos donos e donas de cães que os levam para passear e fazer suas necessidades, mas deixam de carregar uma sacolinha plástica para recolher as fezes. Com isso os locais, que são destinados ao lazer da população, para caminhadas e corridas, ficam sujos, sem contar a falta de melhor limpeza, que seria necessário nesses espaços.

Domingo, 11 de julho

Parabéns!

Estamos abraçando hoje, pelo aniversário, o médico Chico Rocha, casado com a Maria Paula do Val Rocha. Tem os filhos, Manuela, médica psiquiatra, e o Mathias, diretor da Val Rocha. Parabéns ao Doutor Chico e um abraço a todos.

...
Chico Rocha e Maria Paula
Domingo, 11 de julho

Dicas práticas

Uma laranja espremida dentro do ensopado de carne que não amolece, vai logo deixá-lo macio e com uma bonita cor avermelhada. Esse processo é muito bom também para amolecer a carne de sol (carne seca) ensopada.

Domingo, 11 de julho

Aniversários

Quem aniversaria hoje é o médico Chico Rocha, o Vilmar Medeiros, Karina Tasso Verzola, os gêmeos Ricardo e Rafael Perente, e Talita Pereira (Preta), lá de Igarapava... amanhã, o jovem Caio Pessoni Borges, Terezinha Santigo e Luís Carlos Gomes (ex-Banco do Brasil)... na terça(13), Edinaldo Balduíno Miranda e o médico Cirilo Barcelos Filho... na quarta (14), colega e amigo Luís Cláudio Bassoteli, professora Leila Hadad e Carlos Alexandre Guaraldo... quinta(15), Célio Peres Chimello, Maria Izabel Marmol Pizzo, delegado de polícia Márcio Murari e o garoto João Franchini Correa Neves... na sexta (16), Lúcia Helena Paulino Sanches... e no sábado (17), Vera Lúcia Lopes (Stúdio de Beleza VL) e Maria Salete Pedigone Nascimento.

Domingo, 11 de julho

Reflexão Inicial

“O PROBLEMA É PROCURARMOS ALGUÉM PARA ENVELHECERMOS JUNTOS, ENQUANTO O SEGREDO É ENCONTRARMOS ALGUÉM PARA NOS TORNARMOS CRIANÇAS NOVAMENTE” (Charles Bokowski)

Domingo, 04 de julho

Reflexão Inicial

“A PESSOA REALMENTE GRANDE É TOLERANTE, HUMILDE E MODESTA” (J. Paul Schimitt)

Domingo, 04 de julho

Aniversários

Aniversariando hoje o amigo Antônio Carlos Franchini, Regina Gilbert Ribeiro e Kelven Mello...amanhã(5), a Nanda Bel...na terça(6), minha cunhada Antônia Sanches Maníglia e seu neto, Uriel Meira Maníglia, Sandra Machiaveli do Carmo. Edgard Ajax Reis Filho...na quarta(7), Luma Pedro Garcia e João Bosco Cordeiro...na quinta(8), Celso Antônio Dias, Reginaldo Moreira de Lima e a deputada, Delegada Graciela David Ambrósio...na sexta(9), José Reis e Roberto Herker..no próximo sábado (10) Fábio de Salles Meireles.

Domingo, 04 de julho

Parabéns!

Um querido amigo, de longa data, muda para uma nova idade neste domingo, 4 de julho. É o Antônio Carlos Franchini, que dirigiu por muitos anos a distribuição da Brahma nesta região, agora com os filhos comanda a distribuidora Fors. Um abraço ao Carlinho, esposa Marina, filhos e netos.E tudo de bom.

...
Antônio Carlos Franchini e Marina
Domingo, 04 de julho

Dicas práticas

Antes de limpar o bucho (ou dobradinha), esfregue bem nela fubá ou farinha de trigo ou ainda suco de limão, para que fique mais agradável.Ao cozinha a dobradiunha, coloque uma rolha dentro da panela; além de apressar o seu cozimento, também vai absorver aquele cheiro desagradável. É muito bom também para que ela cozinhe mais depressa, colocar um pouco de bicarbonatodentro da panela. Uma laranja com casca e cortada ao meio, colocada na água do seu cozimento, vai reduzir muito seu odor.

Domingo, 04 de julho

Volta dos buracos

A Emdef precisa reforçar o trabalho de tapa-buracos, através do Tapezap, já que são muitas as reclamações do número e do tamanho deles por quase toda a cidade. Logo que a atual administração  começou, muitos desses buracos foram tampados, mas se as queixas voltaram, é sinal que o serviço deu um tempo... e faz tempo. Com a palavra o pessoal da Emdef.

Domingo, 04 de julho

Pique-pique

 

(Foto )

Hoje também é dia de abraçar o colega e amigo Kelven Mello, que comemora mais um ano de vida. Segue os passos do pai, Renato Valim, atuando no jornalismo esportivo e assessoria política. Casado com a Suellen, tem os filhos Rafael e Victor Hugo. Parabéns, Kelven.

...
Kelven e Suellen
Domingo, 04 de julho

Nova idade

Cantora Nanda Bel é filha do ex-prefeito Gílson de Souza e da Cida, vai aniversariar amanhã. É casada com o nosso amigo Rodrigo Henrique e mamãe do garotão Lorenzo. Parabéns à Nanda e um abraço a todos.

...
Nanda Bel, Rodrigo e Lorenzo
Domingo, 04 de julho

Péssima ideia

Não sei de quem foi a infeliz idéia de entrar nessa bobagem de trocar as placas dos carros, tirando a identificação de sua cidade de origem, para unificar com o Mercosul, citando apenas o país. Favoreceu a quem mesmo? Garanto que não ajuda em nada aos motoristas, que ainda têm que custear mais essa despesa, que dificulta até para a polícia. Enfim, péssimo em tudo.

Domingo, 04 de julho

Afilhado

O Edgard Ajax Reis Filho já está em clima de comemoração de seu aniversário que acontece nesta próxima terça-feira. Quando mais jovem, ele me honrou com o convite para que eu fosse seu padrinho de Crisma. Faz parte da Ordem Rosacruz, que é um dos braços da Maçonaria, para jovens. Edgard foi secretário de Educação no governo Gílson de Souza. Abraço, e que Deus o abençoe.

...
Edgard Ajax
Domingo, 04 de julho

O grande Mazzaropi

Completou 40 anos da morte de um dos maiores nomes do humorismo no Brasil, especialmente no cinema nacional. Teve sua própria empresa cinematográfica, chamada PAM- Produções Amácio Mazzaropi- com sede em Taubaté, sua cidade natal, e onde deixou um grandioso museu, visitado constantemente por milhares de admiradores. Essa foto foi feita na barbearia do saudoso sr. Geraldo pinto, quando de uma de suas visitas a Franca. Seus filmes lotavam as casas de espetáculo. No seu estilo, não teve ninguém que o superasse. Deixou muita saudade.

...
Mazzaropi no barbeiro
Domingo, 04 de julho

Avó e neto

Alegria poder juntar duas gerações, festejando num mesmo dia seus aniversários. Minha cunhada, Antônia Sanches Maníglia, completando seus 89 anos, enquanto seu neto, Uriel Meira Maníglia, 38 anos. Ele é produtor e editor de filmes publicitários em São Paulo(Radioativo Filmes). Filho da médica, Eneida Meira Maníglia e do psicólogo, Miguel Maníglia Neto, e noivo da Ísis. Parabéns à Tonha e Uriel e um abraço a todos.

...
Uriel e dona Antônia
Domingo, 04 de julho

Co-piada

O velhinho está nas últimas. O padre está ao seu lado para dar-lhe a extrema-unção ou benção dos doentes. E diz bem próximo do ouvido do senhorzinho:

-“Antes de morrer, reafirme sua fé em Jesus Cristo e renegue o demônio”.

O velhinho fica calado.

O padre insiste:

-“Por que você não quer renegar o demônio”?

O velhinho, com esforço falou baixinho:

-“Enquanto eu não souber para onde eu vou, não quero ficar mal com ninguém”!

Domingo, 04 de julho

Arquivo

A foto que mostro hoje neste Arquivo, é do começo dos anos 90, quando fui vereador, e recebemos a visita do ex-governador, Orestes Quércia.

Ótimas lembranças.

...
Da esquerda para a direita, aparece o Evaldo Ismael, depois o Valdes( eu mesmo, né?), Manir Bittar, Orestes Quércia e José Mércuri.
Domingo, 04 de julho

Ponto final

Para refletir neste domingo:

“Se você passar um dia inteiro com alguém muito rico, sua conta bancária não vai aumentar.

Se você passar um, dia inteiro com alguém de rara beleza, você não vai ficar mais bonito ou bonita.

Porém, se você passar um dia inteiro com alguém feliz, de riso fácil, alegre e que sempre tem uma conversa solta e positiva, você voltará para casa bem mais feliz.

Cerque-se de pessoas lindas e ricas por dentro, porque isso é contagioso”.

Domingo, 27 de junho

Aniversários

Aniversaria amanhã o Pláucio Barbosa, filho dos nossos amigos, Nereu e Lourdinha (Noivas)... Na terça, o amigo Pedro Mogiana, Pedro Bérgamo (Passarinho), Pedrinho Tasso e Anita Brigagão Merlino... Na quarta (30), Ricardo Pucci Pieri e Amadeu Souza Martins (do Violino)... Na quinta (1º de julho), advogado Wellington Tristão, Fernando Lago, Hermenegildo de Paula, Fernanda R. Alves Seixas, Odorico Barbosa e o promotor Paulo Borges... Na sexta (2), Frei Luís Fernando e Marlene Minervino de Castro... No sábado (3), advogado Daniel Arruda e Andressa Soares... Abraço a todos.

Domingo, 27 de junho

Pique-pique

Alguns queridos amigos e leitores assíduos comemoram aniversário nesta próxima quinta-feira, 1º dia de julho. Começando pelo promotor de Justiça, Paulo César Correa Borges, aí na foto com a esposa, Maria Helena e os filhos Paulinho, Vinícius e Gabriela. Parabéns e abraço a todos.

...
Domingo, 27 de junho

Reflexão Inicial

“Só quem carrega o próprio balde, sabe o valor de cada gota d’água” (A.D.)

Domingo, 27 de junho

Parabéns

Vai daqui nosso abraço ao Pedrinho Tasso, um dos dirigentes da Sociedade Italiana em Franca, e que aniversaria na terça. Casado com a Maria Luíza, é pai dos conhecidos e competentes médicos José Reinaldo, Sérgio Henrique e André Luiz. Parabéns.

...
Domingo, 27 de junho

Dicas práticas

Para evitar aquela fome à tarde, ou sentindo cansaço, também à tarde, coma um pepino. Eles são ótimas fontes de vitaminas B e carboidratos, que fornecem aquela “animação” que dura por horas. Outra: não corte demais as unhas, deixe sempre uma pequena parte livre. Não corte as unhas dos pés pelos cantos. Isso evitará que elas encravem.

Domingo, 27 de junho

Somente online

Passada essa pandemia, podem estar certos de que a maioria dos segmentos que agora estão trabalhando em casa, fora da empresa, deverá continuar dessa forma, até por medida de economia. Algumas das escolas também agirão da mesma forma. Conversando com um amigo, professor na Unesp, ele me dizia que já foram avisados que, ao menos no curso das humanas, não voltarão ao esquema presencial total, mas apenas uma vez ao mês. Anotem.

Domingo, 27 de junho

Calçados veganos

“Ahimsa” é uma palavra, também em Sânscrito, que significa não-violência, e que é lembrada a quem segue a linha dos veganos. É também a marca de um calçado vegano, que vem fazendo o maior sucesso, principalmente na exportação, e comandada pelo ex-piloto profissional, Gabriel Silva. Claro que é fabricado sem usar, absolutamente, o couro de qualquer animal, substituído pelo sintético. Gabriel é filho do meu amigo Ciço Silva, aí na foto. Recebi dele o convite e vou visitar, qualquer dia desses, a sua indústria, instalada no Distrito Industrial.

...
Domingo, 27 de junho

Idade nova

Outro que aniversaria nesta próxima quinta-feira é o empresário Odorico Alexandre Barbosa, diretor administrativo da empresa de laticínios Jussara. Casado com a Inessa, tem os filhos Alexandre e Maria Clara. Parabéns.

...
Domingo, 27 de junho

Casal simpatia

Vamos antecipando também nosso abraço ao simpático casal Paulo Fernando Ewbank Seixas e Fernanda Rodrigues Alves Seixas, nossos queridos amigos de muito tempo, pelo aniversário da Fernanda na quinta-feira, 1º de julho. Parabéns e tudo de bom, que eles merecem.

...
Domingo, 27 de junho

Castelinho: novo presidente

Em eleição disputada no último domingo, o empresário Marco Antônio Salgado, diretor da empresa de máquinas para calçados Marcomaq, foi eleito novo presidente da entidade, somando 261 votos contra 181 da chapa concorrente. Marquinho e seus diretores prometem realmente novos rumos para o clube, que conta atualmente com cerca de 600 sócios patrimoniais, além de sócios contribuintes.

...
Domingo, 27 de junho

Co-piada

O caipira resolveu encarar o confessionário da igrejinha do lugar e foi confessar:

- Sabe, padre, eu cometi um grande pecado!

E o padre pergunta:

- Pecado capital, meu filho?

- Não, não, seo padre, foi aqui na roça mesmo.

Domingo, 27 de junho

Novo endereço

Estou sabendo que as casas da antiga Vila Militar, que ficam na rua Frederico Moura, em frente ao prédio da Prefeitura, estão desocupadas, com exceção de duas que ainda servem de moradia aos instrutores do Tiro de Guerra. As demais casas deverão ser utilizadas como novo endereço da Secretaria de Segurança, que funciona junto ao Parque dos Trabalhadores, além do Procon. Uma outra unidade municipal também deverá se mudar para esse local. Boa medida.

Domingo, 27 de junho

Querido sacerdote

Desde ontem, passou para uma nova idade, o muito querido Padre Márcio Rigolin, pároco da São Pedro, na Vila Europa. Com seu jeito humilde e carinhoso, é estimado pelos seus fiéis e muito respeitado por todo o Clero, por seus conhecimentos teológicos. Vai daqui meu abraço ao Padre Márcio, desejando perfeita saúde.

...
Domingo, 27 de junho

Arquivo

Esta foto me foi enviada pelo Luizinho Meleti, e deve ser lá dos anos 1960. Mostra o muito querido Frei Simón Azpeitia, ou Frei Simão, como era muito conhecido. Ele foi o pároco da Nossa Senhora das Graças, e adorava uma pescaria. Na foto, com os meninos Carlinhos e Luizinho, que deviam ser coroinhas naquela igreja. Boas lembranças.

...
Domingo, 27 de junho

Ponto final

Minha avó dizia... e certamente a avó de todos vocês:

- Não vá aonde não te convidam.

- Não opine sobre o que você não sabe.

- Não interfira no que não é da sua conta.

- Não abra a geladeira na casa de outra pessoa... Nem da sua namorada.

- Não ligue depois das 22 horas.

- Não vá visitar ninguém na hora do almoço.

- Não entre no quarto dos outros sem permissão.

Eram as regras da boa educação e continuam sendo, porque educação nunca sai de moda.

Domingo, 20 de junho

Reflexão Inicial

“Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito” (Cardeal de Retz)

Domingo, 20 de junho

Parabéns

O amigo Wanderley Dias comemora em dois dias deste mês o seu aniversário. Nasceu mesmo em 20 de junho, mas foi registrado dia 23. Diz ele que sempre gostou, na época que ganhava presentes. Fomos colegas na prefeitura, criamos o nome chacrobol, e praticamos durante bom tempo no Yara Clube. Wanderley comandou, e ainda dirige a Globaltur-Turismo. Vai daqui um abraço ao amigo.

...
Domingo, 20 de junho

Aniversários

Aniversariando hoje o professor Paulo de Tarso Oliveira, o bombeiro Edilson Luís Oliveira e o amigo Wanderley Dias... Amanhã, o compositor, cantor e publicitário Paulo Gimenes... Na terça (22), Sabah Chaoud Garcia... Na quarta (23) José Carlos Brigagão (Sindifranca), José Vargas e professora Maria Joana Oliveira... Na quinta (24), Sérgio Speretta, Brasilina (Bah) Costa e o Diácono da Catedral, João César Martini... E no próximo sábado (26), Lucas Almeida Sanches, Maria Inês Volpi (da Cúria), Padre Mário Rigolin e dona Cida Cácares Stefani (Cida Palmeirense). Parabéns a todos!

Domingo, 20 de junho

Novo Comandante

Tive o prazer de conhecer e receber no meu programa da Difusora, o novo comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar sediado em Franca, Tenente-Coronel Rodrigo Quintino. Natural de Ribeirão Preto, ele vinha atuando no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, como oficial da segurança do governo paulista. Escolheu Franca, onde ele pretende transformar o batalhão que agora comanda, como modelo. Sob seu comando, o policiamento de Franca e mais 22 cidades da região. Bastante comunicativo e cativante, vem conquistando a todos, desde sua apresentação. Sucesso ao Coronel Rodrigo.

...
Domingo, 20 de junho

Pique-pique

Hoje também é dia de abraçar a amiga, professora Andrea Serafim Naldi, que está mudando de idade. Casada com o muito simpático Kennedy Naldi, ela é filha do meu saudoso amigo, Reginaldo Serafim e Maura Tavares Serafim. Parabéns a ela e um abraço a todos.

...
Domingo, 20 de junho

Por onde anda

Nosso sobrinho, Luís Sanches, filho do saudoso professor Zezinho Sanches e Benedita, foi um dos atletas da natação da fase áurea do Clube dos Bagres, além de muito inteligente. Ingressou na multinacional Souza Cruz, passando por vários países, em cargo de direção, e agora aposentou-se, fixando residência na Califórnia, Estados Unidos. Casado com a Kênia, tem as filhas Rebeca, Sofia e Elisa e o neto Enzo, que aparecem nesta foto, com os genros. Fez aniversário nesse dia 15. Abraço a todos.

...
Domingo, 20 de junho

Dicas práticas

Para tirar mancha de vinho tinto do tapete: Retire imediatamente toda a umidade do vinho derramado e pulverize a área com sal. Deixe a mancha descansar por 15 minutos. O sal deverá absorver qualquer vinho remanescente no tapete (tornando-se rosa, como resultado). Em seguida, limpe toda a área com a mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água.

Domingo, 20 de junho

Vamos ajudar

Com essa pandemia, lockdown e outras restrições, caíram bastante as doações em favor de entidades que não podem parar e têm seus compromissos. Começando pela Apae, que inclusive promove uma feijoada para levantar algum recurso, tem a campanha do agasalho feita pela prefeitura, o IANSA e até as igrejas, que ficaram sem receber corretamente o chamado dízimo para manter suas necessidades. Então, podendo, lembre-se de enviar a sua colaboração pra que elas possam continuar seu trabalho.

Domingo, 20 de junho

Amigo de longa data

O competente professor Paulo de Tarso Oliveira, foi vice-diretor da Unifacef, onde ocupa até hoje cargo junto à direção, tendo sido também um eficiente secretário da Educação no governo municipal de Maurício Sandoval Ribeiro. Há tempos que não o vejo, mas trago comigo lembranças de uma boa amizade. Lembrei-me dele agora, pois hoje é seu aniversário. Então, abraço a ele, e tudo de bom.

...
Domingo, 20 de junho

Tio Paulão

Paulo Gimenes é publicitário, compositor, cantor e animador. Assim ele já esteve até no programa do Ratinho, interpretando o personagem Tiãozinho Timbeti, cantando a composição que ele criou, satirizando a tal tatuagem da Anita, que virou a musiquinha “No Butiku da Anita”, que fez o apresentador e jurados cantarem alegremente o refrão. Paulo Gimenes também faz shows para crianças e adolescentes nas escolas, sendo chamado carinhosamente de Tio Paulão. Casado com a Heloísa Bittar Gimenes, faz aniversário amanhã. Abraço.

...
Domingo, 20 de junho

Caminheiros

Esse casal de professores de Educação Física, costuma marcar presença no Caminho da Fé, fazendo o percurso de bicicleta entre Franca e a cidade de Aparecida, que acontece todos os anos. Eles começaram a fazer o percurso, depois de terem escutado uma mensagem que fiz, há anos, através do meu programa de rádio. Esse testemunho foi dado por eles, no encerramento de uma dessas viagens. Lucinha Moge (que aniversariou esta semana) e o marido Márcio recebem agora o nosso abraço.

...
Domingo, 20 de junho

Segurança

Wílson Gomes, o muito simpático Gomão, é aposentado como sargento da Polícia Militar, onde atuou durante muitos anos, e agora comanda sua empresa de segurança, com todo conhecimento. Casado com dona Maria Aparecida, Gomão mudou de idade na última quinta-feira. E recebe o nosso abraço.

Domingo, 20 de junho

Co-piada

Dois amigos tomavam alguns chopes no fim do expediente, quando um deles comentou tranquilamente:

-“Rapaz, roubaram o cartão de crédito da minha mulher”

-“Mesmo?! Já comunicou com o banco?”

-“Ainda não. Tô tranquilo”

-“Como, tranquilo?”

-“Uai, certeza que o ladrão tá gastando menos do que ela”...

Domingo, 20 de junho

Arquivo

Semana passada, no dia 10 de junho, a Rádio Difusora completou 59 anos de existência. Passou por vários comandos, até passar o controle acionário para o Grupo Corrêa Neves, há pouco mais de 15 anos.

Nesta foto, alguns de seus antigos integrantes, ao vencerem um torneio de futsal. Confiram, da esquerda para a direita:

Ruy Pieri, Jovassi Correia Dias, José Ponce, Valdes Rodrigues, Verzola e Pedrinho Molina.

...
Domingo, 20 de junho

Ponto final

O grande Charles Chaplin morreu com 88 anos, deixando, no mínimo, 4 lindas declarações:

- Nada é eterno neste mundo, nem mesmo os nossos problemas.

-Eu gosto de andar na chuva, porque assim, ninguém pode ver minhas lágrimas.

-O dia mais desperdiçado na vida é o dia em que não rimos.

-Os seis melhores médicos do mundo:

1) O Sol
2) Descanso
3) Exercício
4) Dieta
5) Autoestima
6) Os amigos

Domingo, 13 de junho

Dicas práticas

Remova mancha gordurosa no tapete: Remova primeiro o máximo de líquido possível, cobrindo a mancha com sal. Isso evitará que a mancha de gordura se espalhe. Em seguida, siga as instruções do fabricante de tapetes. Pode ser necessária uma solução de limpeza a seco ou um detergente de enzimas. Se for de gordura, misture uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue bastante na mesma direção da felpa do carpete e, em seguida, enxague com água.

Domingo, 13 de junho

Reflexão inicial

“A porta entre nós e o céu não poderá abrir-se enquanto esteja fechada a que fica entre nós e o próximo.” (Massilon)

Domingo, 13 de junho

Aniversários

Aniversaria neste 13 de junho, Dia de Santo Antônio, o Luís Carlos Costa Lima, Antônio Carlos Galucci e Maria Antônia Almeida Garcia... Amanhã(14), Cléber Moscardini e Maria Helena Parra Rodrigues... Na terça (15), Luís Antônio Sanches, Sônia Marli, Onílson Roberto Souza, dona Maria Aparecida Correa Borges, Antônio Marmo Oliveira e o médico Gastão Barbosa Silveira... Na quarta (16), Beny Chagas e o colega Cássio Freires (Hertz)... Na quinta (17), dona Maria Sanches Querino e José Aurélio Coelho... Na sexta (18), Sebastião Astolpho Pimenta Filho e Docil (taxista)... E no próximo sábado (19), Guido Antônio da Silva e Toninho Marconi. Parabéns a todos.

Domingo, 13 de junho

Centro de Saúde

O belo e tradicional prédio do Centro de Saúde, na região central de nossa cidade, pertencente à Secretaria Estadual, devia passar por uma reforma e ser melhor aproveitado. Por exemplo, nas campanhas de vacinação e vários outros atendimentos nessa área da saúde, principalmente por sua localização, bem próximo do terminal central de ônibus, e de fácil acesso para os mais idosos. Fica aí a sugestão para o prefeito e deputados.

Domingo, 13 de junho

Parabéns!

Quem aniversaria neste 13 de junho, Dia de Santo Antônio, é o comerciante e fazendeiro Luís Carlos Costa Lima (Luquinha). Na foto, com as filhas Maria Gabriela (Babí) e Marina (minhas netas) e as gêmeas Luma e Manuela. Beijo pra elas e parabéns ao Luquinha!

...
Luís Carlos Lima e filhas
Domingo, 13 de junho

Nova idade

Quem está de nova idade, desde ontem, é nossa amiga e gerente bancária, sempre muito atenciosa, Vanessa Mansur Hannouche. Casada com o Leandro Hannouche, é mamãe do garotão Leandro. Abraço e parabéns!

...
Leandro Hannouche, Matheus e Vanessa
Domingo, 13 de junho

61 anos de união

No próximo dia 18, sexta-feira, o amigo José de Carvalho e dona Nize Helena estarão completando 61 anos de união. Ele é o proprietário do conhecido Bar do seo Zé, ou Bar do Queijo, ali no Jardim Francano. O casal tem 5 filhos e 10 netos. Abraço à família toda.

Domingo, 13 de junho

Aquele abraço

Vamos aqui também deixando nosso abraço ao conhecido advogado Ulisses Prior, aniversariante de ontem, 12 de junho. Na foto, com a esposa Raquel, da Escola de Ballet Raquel & Camila, e as filhas Letícia e Manuela. Parabéns e tudo de bom!

...
Ulisses Prior, Raquel e filhas
Domingo, 13 de junho

Pique-pique

Com alegria, vamos antecipando nosso abraço ao Cléber Finoto Moscardini, que amanhã estará ouvindo o Parabéns a você, pelo seu aniversário. É o marido da Juliana Moscardini e filho do casal, nossos queridos amigos do Caetitu, Paulo e Santa Moscardini. Parabéns e abraço a todos.

...
Cléber Moscardini e Juliana
Domingo, 13 de junho

Sem festança

Nem parece, mas estamos em pleno mês de junho, quando a tradição é das festas juninas, com reuniões, comes e bebes. Mas, com a pandemia, ficam apenas as lembranças, como a foto que mostramos hoje aqui na coluna, recordando uma dessas antigas comemorações. Já os foguetes não fazem falta nenhuma.

Domingo, 13 de junho

Menos trabalho

Os últimos dias foram de menos trabalho para a família Maldonado Ponce, em razão do lockdown. Mas, ainda assim, sempre atendendo aos pedidos feitos por telefone no Supermercado São Paulo. O Alexandre é um dos filhos do Aparecido e da Norma, e fez aniversário nesta última quarta-feira. Na foto, o Alexandre com a esposa Simone e os filhos, Marília (formada em direito), Carolina (estudante de medicina) e o Alexandre. Abraço a todos.

...
Alexandre, Simone e filhos
Domingo, 13 de junho

Mais tolerância

Nesse tempo que estamos vivendo, com restrição da liberdade para visitas e encontros, além da falta do sagrado trabalho a nos distrair, todos vão ficando estressados e, por isso mesmo, sem tolerância. Por qualquer coisinha já se começa uma discussão, ou postagens agressivas pelas redes sociais, como se todos tivessem que ter um mesmo entendimento das coisas. É melhor desistir da discussão para não perder uma boa amizade. Pense nisso, e perceba como a vida é passageira.

Domingo, 13 de junho

Oba-oba

Abraço a esses gêmeos, muito simpáticos, Diego e Raul Accari, que estão de nova idade desde ontem. São filhos do agente de viagens Antônio Accari e da dentista Karen Accari. Parabéns e um abraço a todos.

...
Família Acari
Domingo, 13 de junho

Arquivo

Recordando os bons tempos das animadas festas juninas, mostrando esta foto de uma das festanças, com casamento caipira, tudo num clima bem familiar. Reparem nesse flagrante, no ano de 1964, ali pelos lados do antigo “campo das galinhas”, com sorteio de papeizinhos no pinico, com o Neno, Wanderley Alves (Tico) e Miguelzinho. Reparem, sentado pouco atrás, se divertindo, o Paulinho Rezende.

...
Domingo, 13 de junho

Co-piada

A mãe resolveu conversar com a filha, ao ver seu namoro ficando sério:
- Filha, você gosta mesmo desse rapaz?
- Ah, mãe, ele é tão bonzinho, tão amoroso. Ele só me trata de minha pombinha, minha gatinha, minha coelhinha...
E a mãe retrucando:
- Eu sei, como é isso, minha filha... O problema é que depois, os bichos vão crescendo... É vaca, baleia, égua...

Domingo, 13 de junho

Ponto final

Para a reflexão de hoje:
O que Deus escreve, ninguém apaga.
O que Deus faz, ninguém desfaz.
O que Deus abre, ninguém fecha.
O que Deus levanta, ninguém derruba.
O que Deus tem reservado pra nós, ninguém consegue roubar!

Domingo, 06 de junho

Reflexão Inicial

“O MELHOR INDICADOR DO CARÁTER DE UMA PESSOA É COMO ELA TRATA AS PESSOAS QUE NÃO PODEM LHE TRAZER BENEFÍCIO ALGUM” (Abigail Van Buren)

Domingo, 06 de junho

Dono da Bola

Mais um querido colega e amigo muda de idade amanhã, 7de junho. Falo do Jovassi Correia Dias, denominado com justiça de O Dono da Bola, sendo um dos mais laureados narrador esportivo, aprimorando-se no basquetebol, eacompanhando a equipe de Franca e as seleções por diversos lugares do país e exterior. Abraço ao Jôva, esposa Jualice, filhos, netos e bisnetos.

...
Jovaci C. Dias em transmissão recente
Domingo, 06 de junho

Perdas

Há poucos dias postamos aqui mesmo na coluna o aniversário do colega e amigo Edward de Souza, e no começo desta semana veio a notícia de sua morte, em virtude de um enfarte. Edward foi colega nosso de rádio, tendo trabalhado comigo na antiga PRB-5 e Difusora, mudando-se depois para São Paulo, onde integrou a equipe de esportes da Rádio Globo e do jornal Diário do ABC. Voltou a Franca, foi colaborador do “Comércio” e depois, já adoentado, preferiu se afastar. Partiu agora, bem antes do combinado. Descanse em paz.

Domingo, 06 de junho

Você sabia?

Pessoas que passam o dia todo no trânsito inalam mais monóxido de carbono do que um fumante. O nível de monóxido de carbono dentro do veículo enquanto você dirige pode ser superior ao externo. Acredita-se que 73 por cento da poluição atmosférica venha dos automóveis. O controle da poluição de automóveis virou lei no Brasil.

Domingo, 06 de junho

Aniversários

Aniversaria hoje a amiga e famosa boleira, Lucília Giolo Fernandes, a advogada Fernanda Peixoto (BenevidaSaúde), a fisioterapeuta Fabiana Dal Sasso, o Caio Fernando Teodoro, Ângela PosteraroVeríssimo... amanhã(7), Neuza Ruas e Antônio Parra...na terça(8) Shirley Cintra...na quarta(9), Luís César Magrindo Val e Fernanda Martins... na quinta(10), Élcio Elias (Café Globo), Ednilson (Dê), Wolney Carvalho, Marisa Bovo Inácio e Fahim Youssef... na sexta(11), Carlos César Damiel e Patrocínia da Silva Soares. Parabéns a todos! 

Domingo, 06 de junho

Dicas Práticas

Para o leite não grudar no fundo da panela, basta colocar no fundo dela um pires debruçado. Mais uma: Para evitar que as tortas e massas  queimem ao assá-las, espalhe um pouco de sal fino no fundo do forno.

Domingo, 06 de junho

Parabéns

Quem aniversaria hoje é o nosso amigo João Miguel Rodrigues Garcia, que ficou conhecido como Miguelzinho do Itau, por ter trabalhado durante muitos anos, e se aposentado, naquele banco. Há pouco tempo festejou Bodas de Ouro com sua esposa Heloísa Garcia.Parabénsao Miguelzinho e um abraço ao casal, filhos e netos

...
Miguelzinho e Heloísa
Domingo, 06 de junho

Arquivo

A foto é de um show em Franca do cantor Francisco Petrônio, com a presença e participação do Conjunto Francano de Amadores.

...
Da esquerda para a direita: Amadeu, José Ambrósio,Moacir, Tavinho, Francisco Petrônio, Roberto Fioravante, Alcir Morato, Tiãozinho(cantor), Valdevino Paiva e Fiori Gasparini
Domingo, 06 de junho

Caetitu

A capela do Caetitu, entre Cristais Paulista e Ribeirão Corrente, passou por reforma, onde é celebrada missa todo segundo e quarto domingo do mês, com o Frei Chico, que já esteve em Franca, na igreja de N.S. das Graças, agora em Ribeirão Corrente. Falando nisso, este ano não haverá a tradicional festa do Caetitu, sempre em junho ou julho, em razão da pandemia. Deve voltar ano que vem. Tomara.

...
A capela do Caetitu
Domingo, 06 de junho

Pique pique

Ela está sempre disposta a colaborar com todos os colegas, comandando a recepção e telefonia da Rádio Difusora no período matinal, onde também atua como uma das produtoras do nosso Show da Manhã. Cumprimento acolega e amiga de muitos anos, Sandra Santos, que aniversaria amanhã. Parabéns e um abraço a ela, marido Maurício e filhos, Matheus, Gabriel e Arthur.

...
Sandra Santos
Domingo, 06 de junho

Lembranças

O colega Thiago Valentim, da TV-Record mudou a idadesemana passada, e encontrei esta foto que fizemos numa das últimas Noite E.P. da querida amiga Patrícia.Com o Thiago, na foto, a colega Cíntia, eu e o nosso saudoso Verzola. Um pouco atrasado, mas ainda vale o abraço ao Valentim. E saudade daqueles bons momentos juntos

...
Thiago, Cíntia, Valdes, Verzola
Domingo, 06 de junho

Co-piada

Na festinha (era o tempo que podia), o garotão conta vantagem para o amigo:

-“Cara, eu papei essa mulherada toda, tirando, claro, minha irmã e minha mãe”

E o outro:

-“Engraçado, sabe que juntando as nossas tropas,  já papamos todo mundo

Domingo, 06 de junho

Ponto final

Hoje, vamos colocar o ponto final de maneira simples e bem descontraída, que aliás, a gente está precisando:

A garotinha pergunta:

-“Mamãe, pra onde vai a “cegonha” depois de deixar o bebê”?

E a mãe responde:

-“Vai pro sofá, beber cerveja e ver televisão...

Domingo, 30 de maio

Reflexão Inicial

“O AMOR E A PROTEÇÃO DE DEUS É COMO O VENTO: VOCÊ NÃO VÊ MAS PODE SENTI-LO” (A.D.)

Domingo, 30 de maio

Aniversários

Hoje é aniversário do Padre Everaldo Campanaro, do médico Marco Antônio Benedetti, da Mariângela Prieto Ferreira e do Jorge Flávio Sandrin... na terça-feira, Fabiana Mussalen Minucci, Alberto Guaraldo Júnior e Valdira Muzetti...na quarta(2), Luís Carlpos Bertoni, Reginaldo Emídio, Doni Biasi, os irmãos gêmeos, Enilson e Emilson Soares, Wera  Gaia, Rubão(feira livre) e Márcia Martins Oliveira (Bar do Inécio)...na quinta(3), Zuza Silvério Filho, Thiago Valentim (TV-Record) e dentista Maria Paula Pereira Nascimento...na sexta(4), Liliane Almeida Sanches, Marcos Antônio (Japa) da Silva, Paulo Antônio Souza Filho e dona Terezinha Galvani...e no  próximo sábado(5), Anor Ravagnani Júnior, Antônio Amélio Gomes, Rose Moraes e o dentista Nélson Salomão.

Domingo, 30 de maio

Felicidade

Desde ontem, 29 de maio, ela está em nova e feliz idade. Maria Aparecida Sanches Rodrigues é minha esposa, companheira, amiga e o grande amor da minha vida. Que Deus a cubra de bênçãos e a faça muito feliz, sempre ao nosso lado, incluindo os filhos e netos, suas grandes paixões. E que essa pandemia passe logo, para podermos viajar e curtir um pouco mais.

...
Valdes e Cida
Domingo, 30 de maio

Nova idade

Quem aniversaria hoje e certamente recebe muitos cumprimentos é o Jorge Flávio Sandrin, que já presidiu a unidade da APAE de Franca. Na foto com a esposa Ádua, de quem sempre recebeu todo apoio. Parabéns.

...
Jorge Sandrin e Ádua
Domingo, 30 de maio

Dicas Práticas

Para cortar pão fresco é melhor usar uma faca aquecida. Outra: Para clarear pedra de mármore, use uma mistura de limão e sal. E mais uma: A água em eu foi lavada a carne crua, é ótima para regar plantas em vasos.

Domingo, 30 de maio

Placas de rua

Um problema que se arrasta há várias administrações em Franca, diz respeito às placas com nome de ruas. Elas não existem, ou estão apagadas e danificadas, o que impede de encontrar o endereço desejado. Vale lembrar que a última tentativa de emplacar as ruas, principalmente na periferia, foi na administração de Ary Pedro Balieiro. De lá para cá, nada foi feito, que eu me lembre. Uma parceria com empresas podia ajudar a resolver a questão. Fica aí o lembrete ao prefeito Alexandre Ferreira.

Domingo, 30 de maio

'Tombavéio'

Proprietários de imóveis, bem como a prefeitura, precisam cuidar melhor de suas calçadas para evitar acidentes com os pedestres, ou obriga-los a transitar pelo meio da rua, o que é um perigo. São calçadas por fazer, ou com buracos e mato. A prefeitura também podia começar por trechos da Avenida Presidente Vargas, bem ao lado da prefeitura, onde raízes das árvores já levantaram o calçamento, provocando quedas. Já puseram até o apelido de “tombavéio”.

Domingo, 30 de maio

Cuidado com as caronas

Os pais sempre recomendam que os filhos e filhas dirijam com cuidado, sem correrias ou aventuras, mas é preciso também chamar a atenção, quanto a pegar carona, seja lá com quem for, principalmente com quem já bebeu. Basta lembrar  quantos acidentes fatais já aconteceram, em que justamente os caronas perderam a vida. É preciso muito cuidado.

Domingo, 30 de maio

Parabéns

Vamos antecipando nosso abraço, mesmo à distância, mas com todo carinho à amiga Valdira Muzetti, que estará de idade nova nesta próxima terça-feira, 1º de junho. Ela é a genitora da farmacêutica Silvana Muzetti Duzzi, comandante de A Pharmacinha. Parabéns e tudo de bom.

...
Valdira Muzetti
Domingo, 30 de maio

Você sabia?

Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e amargos. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas. Ao longo da história, a posição social de uma pessoa era sinalizada pela cor do pão que ela consumia. Pão escuro representava baixa posição social, enquanto o pão branco, alta posição social. Isso porque o processo de refino da farinha branca era mais caro. Como o nosso pão melhorou com o tempo, não é mesmo?

Domingo, 30 de maio

Arquivo

Foi por volta dos anos 1960, quando Adhemar de Barros, que era o governador do Estado de São Paulo, esteve em Franca, sendo recebido com um almoço na AEC-Centro.

Em pé, da esquerda para a direita, João Roberto Correa, radialista Sídnei Rocha, prefeito Hélio Palermo, Adalberto Stefens, Ciro Rosa Faleiros, Haroldo. Na mesa, com o governador Adhemar de Barros, Renato Salles Abreu.

...
Domingo, 30 de maio

Aquele abraço

Abraço ao amigo Reginaldo Emídio da Silva. Ele não se esquece do aniversário de ninguém, com sua postagem diária no facebook. Agora é hora de dizer que nesta próxima quarta-feira, 2 de junho, é aniversário dele. Então, vamos antecipando nosso abraço ao amigo, que é apaixonado pelo teatro e artes visuais. Casado com a Rita Prado da Silva.

...
Reginaldo Emídio
Domingo, 30 de maio

Co-piada

O rapaz se dirige a uma garota, linda e muito sexy, que ele viu num barzinho:

-“Qual é o seu nome?”

Ela responde:

-“Mercedes”!

E o cara:

-“Por acaso, Benz?”

Ela, com um sorriso sensual:

-“Exatamente”!

-“Lindo nome. Alguma relação com o carro”?

E ela, com o mesmo sorriso sensual:

-“Mesmo preço”...

Domingo, 30 de maio

Ponto Final

Para refletir hoje, neste Ponto Final, um poema de Cora Coralina:

“Faz da tua casa uma festa: Ouve música, canta, dança...Faz da tua casa um templo: Reza, ora, medita, pede, agradece...Faz da tua casa uma escola: Lê, escreve, desenha, pinta, estuda, aprende, ensina...Faz da tua casa uma loja: Limpa, arruma, organiza, decora, muda de lugar, separa para doar...Faz da tua casa um restaurante: Cozinha, prova, cria, cultiva, planta... Enfim...Faz da tua casa um local criativo de Amor”!

Domingo, 23 de maio

Reflexão Inicial

“A VIDA É CURTA DEMAIS. NÃO CORRA O RISCO DE PASSAR SEUS DIAS APENAS AFINANDO SEU INSTRUMENTO SEM JAMAIS FAZER UM GRANDE ESPETÁCULO” (Carlos Wizard Martins)

Domingo, 23 de maio

Aniversários

Aniversariando hoje a Débora Paulino Sanches, Maria Célia Marques, Aurélio Agostinho Rezende, Rogério Barbosa Castro, Maria Ângela Garcia da Silva e seu neto, Leonardo Luís Silva...amanhã,  João Marcelo Ribeiro Rodrigues, Sílvio de Oliveira, Diva Faleiros Rocha, Adenir Panice Moussa e Donizete Cintra...na terça, Luciano Duarte...na quarta, Lino Moraes, Fábio Lírio da Silva e Padre Célio Adriano...na quinta, Sandra Giolo, Ricardo Bassalo, Antônio Carlos Nostre, Pastor Edson oliveira e Luís Conte Sobrinho( Minuano)...na sexta, Peterson Pires de Lima, Josefa Maria de Melo (feira-livre) e Rosa (cozinheira)...e no próximo sábado, Júlia Lopes Rodrigues, Karen Borges, Lívia Franchini, Maria de Lourdes Oliveira Barbosa (Lourdinha Noivas) e minha esposa, Maria Aparecida Sanches Rodrigues.

Domingo, 23 de maio

Dicas práticas

Use o lado de fora da casca do pepino para desmanchar o erro de escrever com caneta. Também funciona nas marcas de crayons que as crianças deixam nas paredes. E mais: Para consertar aquele barulhinho de uma porta rangendo, pegue uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático.

Domingo, 23 de maio

Nova idade

Aniversariando hoje a jovem senhora Débora Paulino Sanches Dermínio, filha dos nossos sobrinhos, José Santigo Sanches e Lúcia Paulino Sanches. Débora é casada com o José Leonardo Dermínio e tem os filhos Maria Luíza e Joaquim. Parabéns à Débora e abraço a todos.

...
Daniela e José Leonardo
Domingo, 23 de maio

Semáforos inteligentes

Os chamados semáforos inteligentes começaram a ser instalados em alguns dos principais cruzamentos da cidade, onde é mais intenso o movimento de veículos. Eles vão marcando, em ordem decrescente os segundos que faltam para entrar o amarelo, que antecede o vermelho. Isso dá uma posição para que motoristas e motoqueiros calculem e passem a diminuir a velocidade, e os pedestres possam atravessar na faixa. Será que assim vão obedecer?

Domingo, 23 de maio

O vermelho nas faixas

Falando semana passada no meu programa da Difusora, o Tenente Régis Mendes, comandante de policiamento de trânsito da Polícia Militar, falou da importância de todos procurarem se educar, na situação em que estiver, para diminuir o número de acidentes na cidade. Citou que tem sido importante a pintura com o vermelho nas faixas de segurança, como existem, por exemplo, em frente ao Supermercado Noêmia, onde respeitam as faixas. A providência, porém, é da Secretaria de Segurança e Trânsito.

...
Tenente Régis no estúdio da Difusora
Domingo, 23 de maio

Parabéns

Hoje, 23 de maio, é também o aniversário da nossa amiga, Maria Célia Marques de Souza.  Ela foi, durante anos, uma das secretárias da querida Patrícia, em todos os seus eventos sociais. Mãe do Padre Jader, Maria Célia tem dedicado sua vida ao atendimento a pessoas carentes. Parabéns e vai daqui nosso abraço a ela.

...
Maria Célia Marques
Domingo, 23 de maio

Água pode faltar

Em virtude da ausência de chuvas, a maior dos últimos anos, pode vir a faltar água, afetando até o fornecimento de energia elétrica. Neste sentido, a Sabesp tem apelado à população para usar criteriosamente o precioso líquido, sem desperdícios. Tomar banhos mais rápidos, fechar a torneira ao ensaboar a louça toda para depois enxaguar, não lavar carros ou calçadas, até que tudo se normalize. Depende de cada um de nós. E fiscalize.

Domingo, 23 de maio

Quem aniversaria

 

Quem também muda de idade hoje é o advogado Rogério Barbosa de Castro, casado com a também advogada Fernanda Peixoto de Castro, comandante da Benevida Saúde. O casal tem a  bonita filha, Isadora. Parabéns, Rogério, e um abraço a todos.

...
Rogério, Fernanda e Isadora
Domingo, 23 de maio

Você sabia?

Sabia que o cérebro humano pesa 4 quilos e que consome 25 por cento do oxigênio que respiramos? E mais: que os pés possuem um quarto de nossos ossos. E que o esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos? Eu também não sabia.

Domingo, 23 de maio

Aquele abraço

Vamos antecipando um abraço à amiga Diva Faleiros Rocha, que amanhã passa para uma nova idade. Ela que já foi primeira dama da nossa cidade, ajudando bastante o então prefeito, seu marido  Sídnei Rocha. Parabéns à Diva, Saúde, Paz e Bem a toda família.

...
Diva e Sidnei Rocha
Domingo, 23 de maio

Co-piada

No escritório da grande empresa toca o telefone e a recepcionista atende:

-“Alô”...

-“É nessa empresa que estão procurando uma secretária”?

-“Era, sim, mas já encontraram”...

-“Já”?

E a secretária quase sussurrando:

-“Sim...estava no motel com o chefe”!

Domingo, 23 de maio

Arquivo

Essa turma me traz grandes recordações. É dos tempos do chacrobol no Yara Clube, quando ganhamos o primeiro campeonato da cidade nessa modalidade. Confiram os “craques”:

Até que o time não era dos piores, de jeito nenhum.

...
Em pé, da esquerda para a direita: Geron, Orlando Bueno, Wanderley Dias, Afrânio, Valdes(eu) e Max. Agachados: Roberto Engler, Milton Raimundini, Zé Marcos, Edward, Olney e Reinaldo.
Domingo, 16 de maio

Reflexão inicial

“Não precisamos provar nada a ninguém, mas caso queira, prove por aquilo que você é e não pelo que você tem” (Renata Schimidt Machado - triatleta profissional)

Domingo, 16 de maio

Aniversários

Hoje é aniversário do Jerônimo Sérgio Pinto...amanhã, do Edward de Souza...na quarta-feira(19), da colega do GCN, Sandra Lima e sr. Mário Ferraro...na quinta(20), médico Kleber Novelino, Joaquim Pedro Sobrinho e Padre Marcelo Rossi...na sexta(21), professora Maria Helena Silvestre e o taxista Reginaldo Prina Lazarine...e no próximo sábado(22), Rita Rezende Verzola, Benchlei Vasconcelos, Zuza Jacometti, Japão (Marmoraria), Toninho Réco e o Padre Chico Botacin, atualmente em Ribeirão Corrente.

Domingo, 16 de maio

Dicas práticas

Se quiser conservar o pãozinho de um dia para o outro, ou mais dias, sem que endureça, coloque-os num saquinho de papel (da padaria) e dentro de um saquinho plástico. Ele apenas murcha, mas pode ainda dar uma leve molhada e leve ao micro-ondas por alguns segundo.

Domingo, 16 de maio

Nova idade

Passa para nova idade amanhã, o colega e amigo, Edward de Souza, que começou como locutor em Franca, mudando-se depois para São Paulo, onde atuou como repórter da Folha da Tarde e comunicador esportivo na Rádio Globo e na Tupi. Foi ainda colaborador do “Comércio da Franca” durante alguns anos, como colunista. Muito triste depois da morte da esposa Rita, decidiu se aposentar, mas continua morando em Franca. Vai daqui meu abraço ao Edward.

...
Edward de Souza
Domingo, 16 de maio

Trânsito assustador

Mesmo para quem dirige em Franca há muitos anos, atualmente fica assustado com o que temos visto nas ruas e avenidas, de abuso de velocidade e desrespeito aos sinais e cuidados básicos na direção. O maior número de ocorrências, sem a menor dúvida envolve os motoqueiros, principalmente agora, com a pandemia e perda de muitos empregos. Fazendo entregas, parece que precisam correr para ganhar um pouco mais, e com isso se envolvem nas terríveis batidas.

Domingo, 16 de maio

Campanha necessária

Não apenas os motoqueiros, mas motoristas também têm dirigido perigosamente, e além da velocidade, não respeitam faixas de segurança, e ainda dirigem falando ao celular. Nos últimos dias, acidentes envolvendo ciclistas também foram registrados em grande número, porque andam na contramão, não respeitam sinais de PARE e nem semáforos. Dessa forma, faz-se necessário, com urgência, uma campanha de orientação de trânsito, de verdade e sem data para terminar, ou até conseguir mudar o comportamento. Que as autoridades se levantem e tomem à frente.

Domingo, 16 de maio

Parabéns

Aniversaria nsta quarta-feira, dia 19, o sr. Mário Ferraro, alcançando agora a marca dos 94 anos. Lúcido e atuante, seo Mário é um admirador das artes plásticas, além de frequentador - quando é possível- das celebrações religiosas, comandadas pelo Monsenhor José Geraldo. Forma com dona Maria José um casal dos mais simpáticos. Parabéns e um abraço a todos.

...
Sr. Mário Ferraro e dona Maria José
Domingo, 16 de maio

Limpeza pública

As duas praças centrais, N.S. da Conceição e Barão, clamam por uma boa limpeza. Basta ver  situação do piso, encardido e com a sujeira feita pelos pombos e cães. Da mesma formas as demais praças da cidade, Quem sabe assim, aquele pessoal que reside ali, deixa também de jogar restos de marmitex por todo lado. Sem contar as pichações nos bancos. Ou seja, tudo isso misturado, não deixa ninguém mais sentar nos bancos sem marcar a roupa.

Domingo, 16 de maio

Marcando a folhinha

O conhecido médico e diretor da Fundação Pestalozzi, Cléber Rebelo Novelino muda de idade nesta próxima quarta-feira, dia 20. Como todos sabem, o Pestalozzi foi fundado por seus pais, o também médico, Dr. Tomaz Novelino e dona Aparecida, tornando-se uma instituição de ensino sempre da melhor qualidade, o que ele também ajuda a manter. Parabéns a ele e um abraço também à sua esposa, Tânia Abrahão Novelino.

...
Dr. Kleber e Tânia
Domingo, 16 de maio

Prazo de validade

É necessário que os proprietários ou gerentes de estabelecimentos, como padarias, confeitarias, bares, e todos os que vendem produtos com prazo de validade, que tomem o cuidado de não vender o que já venceu ou está pra vencer. Tenho ouvido o relato de pessoas que confiaram na palavra de vendedores, mas  o produto  já estava azedo. Isso é, no mínimo um desrespeito ao cliente, ou melhor a um ex-cliente. Cuidado.

Domingo, 16 de maio

Troca de paróquias

Hoje, dois padres de paróquias de Franca vão estar se despedindo de seus fiéis, para mudarem de endereço. O Padre Toninho deixa a igreja de São Pedro, na Vila Europa, onde trabalha com o Padre Márcio, para assumir a Paróquia de Santa Terezinha no Jardim Redentor, E o Padre André deixa a Sabnta Terezinha e vai para o lugar do Padre Toninho. Assumem na próxima terça-feira.

Domingo, 16 de maio

Co-piada

Duas amigas conversam, logo depois do Dia das Mães, e uma delas observa uma pulseira nova no braço da amiga:

-“Puxa, que linda pulseira de ouro que você está usando”!

-“Obrigada. Foi presente do meu marido no Dia das Mães, mas não é de ouro não”!

-“Mas você conhece bem os metais?”

“Não, mas eu conheço bem o meu marido”!

Domingo, 16 de maio

Pique-pique

Vamos antecipando também um abraço ao sr. Joaquim Pedro Sobrinho, que comemora mais um ano de vida na próxima quarta-feira. Seo Joaquim foi o fundador da Socidade Assistencial do Bairro  São José, onde agora funciona o IANSA. Parabéns e um abraço a ele e dona Ernestina.                                                                                                                                     

...
Joaquim P. Sobrinho e Ernestina
Domingo, 16 de maio

Arquivo

A foto, de alguns anos atrás, registra um momento dos mais agradáveis, que vivemos no Rio de Janeiro, a convite do amigo Ademir (da Nena), que liderou um grupo de convidados. Logo que chegamos ao hotel, esse grupo de pagode já nos esperava, com o samba carioca inconfundível. Ao lado dos pagodeiros, o fotógrafo João Noronha. E mais: O Ademir, eu e a colega e amiga Patrícia. Boas recordações.

...
Domingo, 16 de maio

Ponto final

Viva a eterna juventude. Não dê tamanha importância aos anos de vida que você já tem. Dê muito maior importância, sim, à idade que emana do seu interior e se irradia em sua fisionomia. Há muitos jovens envelhecidos pelo sistema da vida que levam. Há vários, com muitos anos de vida, transmitindo uma aparência tão jovial que chama a atenção de todos. Alimente bem o seu corpo, sobretudo de alegria, de bondade, de amor e paz o seu espírito e conserve no seu exterior essa juventude que não morre no seu interior. E viva a eterna juventude.

Domingo, 09 de maio

Reflexão inicial

“O mais belo colar para a mãe, são os braços dos filhos em volta de seu pescoço”

Domingo, 09 de maio

Nova idade

Quem passa para nova idade hoje é o Rafael Meira Maníglia, filho do psicólogo Miguel Maníglia Neto e da médica Eneida Meira Maníglia, que são nossos sobrinhos. Atualmente ele reside em Milão, na Itália, onde trabalha na área de gastronomia, além de estudos sobre cinema. Vai daqui nosso abraço a ele.

...
Rafael Meira Maníglia
Domingo, 09 de maio

De chuá

Dois integrantes da Família Garcia estão passando para nova idade. Na sexta-feira da semana anterior foi o ex-jogador do nosso basquete, e agora brilhante médico cardiologista, Fransérgio Garcia. E nesta próxima quarta-feira, 12 de maio, será a vez do atual técnico do Franca-Basquete, o jovem e muito simpático Helinho. Na foto, os dois ao lado dos irmãos, Hélio Rubens e Totô. Parabéns e abraço a todos eles.

...
Hélio,Totô, Helinho e Fran
Domingo, 09 de maio

Aniversários

Aniversaria hoje o Frei Alcimar Fioresi, Rafael Meira Maníglia e Márcia Castelo Branco...amanhã, colega Edson Arantes, Elyvelton Júnior e Marcelinho Facuri...na terça(11), Renato Tip Moraes, Coronel Brandão, Renata Sampaio Fernandes, Magno e Paulinho (da Feira-Livre “ 5 pacotes por 10”)...na quarta(12) Helinho, Padre Alessandro Marcos e Abdalla Jamil Abdalla...na quinta(13) Carlos Antônio Correa Borges, Luiz Pedreiro e Marcelo Carraro Rocha...na sexta(14), Wagner Liboni e Fransérgio Benate)...e no próximo sábado (15), Elison  José KPTA Fernandes e dona Teresa Coelho.

Domingo, 09 de maio

Dicas práticas

Algumas sobre frutas: Sabiam que os morangos são os únicos frutos cujas sementes crescem na parte exterior? Sabia que a banana não pode reproduzir por si só. Ela só pode ser reproduzida pela mão do ser humano. E ainda: Abacates têm calorias mais altas do que qualquer outra fruta: 167 calorias para cada cem gramas. Sabiam?

Domingo, 09 de maio

Ambulantes

O ex-prefeito Gilson de Souza foi muito criticado por permitir que ambulantes, grande maioria vinda de fora, ocupasse quase todo o espaço nos calçadões centrais da cidade, principalmente as praças N.S. da Conceição e Barão. Já estamos no quinto mês da nova administração, e o que se esperava que fosse mudado, continua ainda da mesma forma que antes. Até quando ?

Domingo, 09 de maio

Franca-Ibiraci

Temos ouvido inúmeras queixas de usuários da Rodovia João traficante, ligando Franca a Ibiraci, em razão do grande número de buracos de todo os tamanhos em toda a sua extensão, principalmente do lado paulista, como já afirmaram. Então, fica aí o lembrete às nossas autoridades da administração municipal, especialmente a Emdef. E mais: pedem mais atenção e rondas da Polícia Militar, já que aumentou consideravelmente o número de furtos e roubos naquelas chácaras.

Domingo, 09 de maio

Paz e bem

Hoje é dia também de estar enviando, mesmo à distância, um abraço ao querido Frei Alcimar Fioresi, atualmente o titular da tradicional Paróquia de N.S. das Graças. Desejamos saúde, toda Paz e todo Bem a ele.

...
Frei Alcimar Fioresi
Domingo, 09 de maio

Guarda Civil responde

 A respeito de nota desta coluna no último domingo, falando do descarta irregular de restos de couro, forro e outros materiais à beira de rua em bairro da cidade, a Guarda Civil respondeu, informando ter identificado, notificado e autuado o infrator, além de obrigado a retirar todo material. E pede que a população denuncie outros descartes como esse junto aos telefones 153 da Guarda ou 3724-1033, fotografando ou informando a placa do veículo.

Domingo, 09 de maio

Parabéns

Vamos antecipando também aquele abraço, virtual mas com todo calor humano, ao querido amigo, o Coronel Brandão, que aniversaria nesta terça-feira,11 de maio. Casado com Ana Lídia Brandão, o Coronel foi comandante do 15º da Polícia Militar, até sua aposentadoria, passando para a Reserva. Parabéns ao Coronel Brandão e abraço ao querido casal.

...
Brandão e Ana Lídia
Domingo, 09 de maio

Arquivo

Nossa homenagem ao Internacional Esporte Clube, que esta semana completou 100 anos de existência. Vamos recordar um de seus times mais fortes, várias vezes campeão amador. Certa vez, numa outra formação, alguns de seus jogadores foram levados como profissionais para o time da A.A. Francana: Dentre eles, me lembro do Alvinho, Contine, Milton Raimundini e Brim.

Confira agora, esta outra forte escalação: em pé, da esquerda para a direita: Artur, Luizinho, Alemão, Milton Raimundini, Bereta e Tim Leite.

Agachados: Alvinho, Geraldinho, Rubens, Laércio e Chico Leite.

...
Domingo, 09 de maio

Co-piada

A mulher entrou na farmácia com um bebê no colo, e perguntou se não tinha balança para pesar a criança. O atendente disse que só havia aquela balança, mas que ela podia subir com a criança no colo, explicando:

-A balança vai marcar o peso das duas. Depois a senhora me entrega a criança, e a diferença é o peso da sua filhinha. Entendeu?

E a loira:

-“   Acho que não vai dar certo, não”...

-“Mas, por que?”

-“Porque eu não sou a mãe. Eu sou a tia”.                                                                                        

Domingo, 09 de maio

Ponto final

Neste Dia das Mães, a nossa homenagem a todas elas, mas em especial, para aquela que me trouxe ao mundo, me criou e foi só carinho e atenção, até que a morte  levou. Minha mãe, dona Antônia, partiu ainda muito nova, aos 54 anos. Eu era bastante jovem, senti demais a sua partida, porque a gente nunca deixa de ser criança enquanto tem uma mãe a quem recorrer. Então percebemos que a mãe é parecida, de certa forma com a liberdade: a gente só dá o devido valor quando  perde. Alguns anos mais tarde, quando me casei, tive a felicidade de encontrar uma nova mãe, na minha esposa, Maria Aparecida, o grande amor da minha vida. E minhas filhas, Cláudia e Roberta, apenderam com ela a serem mães dedicadas. Um beijo carinhoso a elas e a todas  as mães pelo dia, hoje. E que sejam sempre abençoadas por Jesus e Maria!

Domingo, 02 de maio

Reflexão inicial

“QUANDO UM HOMEM DESCOBRE QUE SEU PAI TINHA RAZÃO, GERALMENTE JÁ TEM UM FILHO QUE O ACHA UM ERRADO” (Provérbio Chinês)

Domingo, 02 de maio

Aniversários

Hoje é aniversário do ex-vereador Nirley de Souza...amanhã quem aniversaria é o amigo Antônio Carlos Fernandes, Antônio Humberto Coelho, Rosa Mônica Maníglia Duarte e a nutricionista Neucí Moreno...na terça-feira, dona Reginalda Ribeiro Limonta...na quarta(5) Edson Soares e seu filho Ítalo, Roberto José Correa, Viltinho Fernandes e a fisioterapeuta Tayla Hidalgo...na quinta(6) Lindomar Silvério e o arquiteto Matheus Rodrigues...na sexta-feira(7), dona Ana Maria Minervino Balieiro, Wellington Finardi, Lucas Tasso Verzola e Marquinho Tasso...e no próximo sábado (8) o médico Fransérgio Garcia e Edmar Naves.

Domingo, 02 de maio

Dicas práticas

Para desembaçar o espelho de seu banheiro após o banho, esfregue uma rodela de pepino no espelho. Isso eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como as usadas em spa ou nas estâncias termais.

Domingo, 02 de maio

Nova idade

Quem passa hoje, 2 de maio, para uma nova idade é o ex-vereador e querido amigo, Nirley de Souza. O irmão do ex-prefeito Gílson é casado com a Cida de Souza. Sempre teve a política no sangue, e certamente descansa um pouco para voltar na próxima campanha municipal. Parabéns e um abraço a ele.

...
Nirley de Souza
Domingo, 02 de maio

Crime ambiental

Recebi esta semana de um leitor e ouvinte, foto de grande quantidade de retalhos de couro, de forro e outros materiais inservíveis, de alguma empresa calçadista, jogados à beira da Avenida Manoel Jacinto Neto, defronte ao muro do Motel Keop’s. Tal atitude, além de constituir um crime ambiental, “arranha” a boa imagem de todo setor calçadista. Sabemos que o mesmo acontece em muitos outros pontos de nossa cidade. Com a palavra, a Secretaria do meio ambiente e o Ministério Público.

...
Restos de couro descartados indevidamente
Domingo, 02 de maio

Você sabia?

Sabia que o suor não tem odor? São as bactérias da pele que criam o cheiro. Falando nisso, sabia também que o comprimento total dos braços humanos corresponde à altura da pessoa? E que o músculo mais potente do corpo é a língua?

Domingo, 02 de maio

Dedicado programador

O querido companheiro e amigo, Edson Soares, é dedicado produtor e responsável pela programação musical da Rádio Difusora-AM. Aí está ele na sua sala de produção e gravações da Rádio Difusora. O Edson aniversaria nesta próxima quarta-feira, juntamente com um de seus filhos, o Ítalo Soares. Parabéns e um abraço a eles.

...
Querido companheiro e amigo, Edson Soares
Domingo, 02 de maio

Estamos aguardando

Boa parte dos motoristas, motoqueiros, ciclistas e até pedestres de Franca não costumam seguir corretamente as leis do trânsito, e por essa razão principal acontecem tantos e lamentáveis acidentes. Excesso de velocidade, manobras perigosas, distração falando ao celular, desrespeito avançando os sinais, é o que mais se vê pelas ruas e avenidas. Muito já se falou numa campanha de orientação, mas não “aquela semaninha” de distribuição de folhetos, mas algo permanente, até que se perceba o resultado. Isso foi prometido pela Secretaria de Segurança e Trânsito, mas não se ouviu falar mais nada. Estamos aguardando, inclusive para divulgar e colaborar.                                           

Domingo, 02 de maio

De chuá

Quem aniversaria esta semana, quarta-feira, é o amigo Roberto José Correa, o Robertão do Basquete. Nascido no Rio de Janeiro, veio para Franca por volta do ano 1970. No Rio praticava remo, e aqui teve a sorte de ser burilado pelo Mestre Pedroca, chegando logo à Seleção Brasileira de Basquete. Casou-se com a também professora de Educação Física, Lucinha Correa, com filhos e netos francanos. Vamos antecipando nosso abraço ao amigo Bob.

...
O amigo Roberto José Correa, o Robertão do Basquete
Domingo, 02 de maio

Co-piada

Depois de investigar o paciente e seus exames, o médico falou:

-“Não vou enganá-lo e lamento em dizer que o senhor tem apenas dois meses de vida”

E o paciente desesperado:

-“Doutor, dois meses apenas? Puxa, então eu não vou nem conseguir pagar o senhor”!

E o médico:

-“Fica calmo. Eu te dou mais dois meses”!

Domingo, 02 de maio

Arquivo

A foto é do tempo em que fui vereador, entre 89 a 93. Fomos a Brasília, Gilson e eu como vereadores e o então secretário da Saúde, o médico Ulisses Minicucci, para alguns contatos na Capital Federal. E lá, estivemos, numa das audiências com o então Secretário Nacional de Esportes, Arthur Coimbra, o ex-jogador Zico. Boas lembranças.

...
O tempo em que fui vereador
Domingo, 02 de maio

Ponto final

Marque ao menos 12 coisas que você nunca deveria esquecer:

  1. O passado não pode ser mudado.
  2. As opiniões dos outros não te definem e pouco importam.
  3. A vida de cada um é diferente da sua.
  4. Tudo melhora com o tempo.
  5. Críticas dizem mais dos outros do que de você.
  6. Pensar demais, principalmente no passado, só causa tristeza.
  7. A felicidade vem de dentro.
  8. Pensamentos positivos atraem coisas boas.
  9. Os sorrisos são contagiosos.
  10. Gestos gentis são gratuitos e agradam sempre.
  11. Você só irá fracassar se desistir.
  12. Tudo o que você dá, recebe de volta.

Domingo, 25 de abril

Nova idade

Quem está em tempo de aniversário esta semana é a querida amiga, Juliana Moreira Lance Coli, que comanda, ao lado do marido, Luís Fernando, a Coli Consultoria Previdenciária, que trabalha na orientação sobre assuntos da Previdência Social. Abraço a eles, com os filhos, Bruno e Gabriel.

...
Juliana Lance e Luís Fernando Coli
Domingo, 25 de abril

Indicação ao governador

Baseada em comentário nosso, aqui no Painel e redes sociais, a deputada Graciela David Ambrósio apresentou Indicação ao governo estadual, para que trabalhadores e servidores na limpeza Pública ou privada, em todos os municípios paulistas, que atuam na coleta do lixo, sejam incluídos no grupo prioritário da primeira fase de imunização contra a Covid-19. A Indicação foi publicada no Diário Oficial do Legislativo sob número 1573 de 2021. Aguarda-se agora a manifestação do governador.

...
Deputada Graciela D. Ambrósio
Domingo, 25 de abril

Reflexão Inicial

“Devemos prometer somente aquilo que podemos entregar, e entregar mais do que prometemos” (Jean Rozwadowski)

Domingo, 25 de abril

Dicas práticas

Para bater, seja manualmente ou na batedeira, dê preferência a recipientes de fundo redondo, que facilitam a mistura dos ingredientes. E outra: Para que as rolhas das garrafas de vinho não se ressequem, procure guardar as garrafas deitadas e não de pé.

Domingo, 25 de abril

Aniversários

Aniversariando hoje o amigo Fernando Goulart Gilberti e meu sobrinho Eduardo Navarro Faria... amanhã, o Alessandro Macedo, Clarice Noronha e o Silvinho Rocha...na terça(27), dona Lourdinha Bittar...na quarta(28), Maria Odila Lemos de Souza...na quinta (29), colega Joelma Ospedal, Renato César Cunha, Renê Papacídero, Toninho Menezes, Cisso Silva e Jovassi C. Dias Júnior...na sexta (30), médicos Arnaldo Sérgio Cerdeira Lima e Marcelo Pinho Bittar...e no próximo sábado, Edward Vitoriano, Cléria Bittar e José Jorge Pedro...abraço a todos.

Domingo, 25 de abril

Antiga Unesp

Comentei na última semana pela rede social, a respeito da desocupação do prédio onde abrigou inicialmente o Colégio N.S. de Lourdes, depois Faculdade Filosofia, Unesp, foram comunicados que terão de desocupar. O prédio, tombado pelo Condephat, terá que ser totalmente reformado, e depois ter outra destinação, que pode ser ocupado pelos diferentes órgãos públicos do estado e do município, que assim deixariam de pagar aluguéis. Ainda: poderia também ser utilizado no atendimento médico hospitalar, do tipo AME. Não pode é ficar abandonado, ou como abrigo de andarilhos.

...
Antiga Unesp
Domingo, 25 de abril

Previsão

Nos últimos anos, o mundo gastou cinco vezes mais com implante de seios e com remédios como o Viagra, do que na investigação sobre a doença de Alzheimer. Diante desse fato, o que se pode prever é que daqui a trinta anos haverá um grande número de pessoas idosas com seios enormes e ereções extraordinárias, mas incapazes de lembrar para que ambos servem...

Domingo, 25 de abril

Destaque

Quem está de idade nova é o querido advogado Toninho Menezes, que também é um dos colaboradores do Portal GCN e Rádio Difusora, e professor na área do Direito. Ainda em tempo de mandar nosso abraço a ele pela mudança de idade. Aí na foto, com a sua Rosamélia.

...
Toninho Menezes e Rosamélia
Domingo, 25 de abril

Co-piada

O chefe do escritório de grande empresa foi falar com uma nova contratada, que havia sido indicada pelo seu mais alto diretor, informando ser muito “prendada”. Ao encontrar a moça, ele ficou assustado. Uma loira estonteante, corpo escultural, olhos verdes, bronzeada...ou seja, toda prendada mesmo.

Refeito do susto e começando a dar as instruções, ele falou:

-“Suponho que a senhorita saiba o que é fatura e o que é duplicata, não é mesmo?”

E ela responde:

-“Mas é claro que sei. Fatura é o que acontece quando a gente quebra uma perna, e duplicata é quando quebra as duas”!

Domingo, 25 de abril

Abraço amigo

O conhecido e querido médico veterinário, Mário José de Castro Pereira, está comemorando os 21 anos de sucesso de sua Clínica Cão Francano. Um profissional que gosta muito do que faz e por isso faz bem feito. Parabéns e um abraço ao amigo Marinho, também pelo aniversário.

...
Mário José Pereira
Domingo, 25 de abril

Arquivo

A foto é de uma visita que o então governador, Orestes Quércia fez a Franca, passando por algumas escolas. Numa delas, foi recebido e homenageado por um grupo de pequenos alunos, apresentados pelo professor Wagner Campos. Esta citação de agora é uma homenagem também a esse dedicado e entusiasta professor, daqueles profissionais que sempre amou lecionar. Há muitos anos passados, ele foi também colega nosso como comunicador de rádio. Saudosos tempos, não é, meu caro Wagner?

...
Domingo, 25 de abril

Ponto final

Para a reflexão de hoje, vivendo esse tempo que tem passado rápido demais. Pense então nisso agora...não deixe para depois.

Depois eu ligo, depois eu faço, depois eu falo, depois eu mudo, depois eu passeio, depois eu viajo.

Deixamos tudo pra depois, como se depois fosse o melhor.

O que não entendemos é que...

Depois o café esfria,

Depois a prioridade muda,

Depois o encanto se perde,

Depois o cedo fica tarde,

Depois a saudade passa,

Depois tanta coisa muda,

Depois os filhos crescem,

Depois a gente envelhece,

Depois o dia anoitece,

Depois a vida acaba!

Faça agora!

Domingo, 18 de abril

Reflexão inicial

“OS CAMPEÕES APROVEITAM AS CRISES, POIS SABEM SE FORTALECER EM MEIO À TURBULÊNCIA” (Roberto Shinyashiki)

Domingo, 18 de abril

Aniversários

Aniversaria hoje o Fábio Pacheco...amanhã será a vez do meu amigo-irmão Éverton Lima e o Durvalino Rezende, além do Roberto Carlos...na terça-feira (20), meu neto João Gabriel, o cartorário Lincoln Bueno, Giseldo Fontanezi, Milton Raimundini (há tempos que não o vejo), Padre Marco Antônio Bognotti e o Guilherme Alves...na quarta(21), Denise Paulino Sanches e dona Fiica Gregorutti...na quinta(22), Higininho Caleiro Filho, Antônio Carlos Vidal e Juliana Lance...na sexta(23), Irani Bastianini, José Roberto Silveira e o advogado Ismael Merlino...e no sábado próximo, a Inês, secretária da Paróquia São Judas Tadeu. Abraço a todos.

Domingo, 18 de abril

Dicas práticas

O segredo de um bolo macio está na gordura (geralmente margarina ou manteiga) e nos ovos, e não no fermento, que só ajuda a crescer. Um truque para deixar os bolos mais macios é utilizar ovos grandes. Mas cuidado com o excesso de gordura. Isso pode deixar o bolo pesado e indigesto.

Domingo, 18 de abril

Querido amigo

Quem aniversaria amanhã, 19 de abril é o querido companheiro e amigo, Everton Pires de Lima, o Rei das tardes na Difusora. Desde quando começou no rádio, continua humilde e simpático. Amigo e companheiro fiel, já está recebendo nosso abraço, e votos de que continue firme, com saúde e sucesso cada vez mais. Abraço, meu querido amigo-irmão.

...
Everton Lima
Domingo, 18 de abril

Atenção nos preços

É preciso estar sempre atento aos preços praticados em todo e qualquer segmento. As diferenças em vários produtos, chegam a custar quase o dobro. Amigo meu, por exemplo, precisou de uma caçamba para recolha de entulhos. Era uma pequena e por poucos dias. Dizem que o preço é o mesmo, sendo pequena ou grande, devido ao carreto. Tudo bem, só que os preços variavam, baixando de 200 Reais num lugar, para 180 noutro, e 160 em outro, acabando por contratar uma caçamba por 140 Reais. Então, olho vivo.

Domingo, 18 de abril

Abraço amigo

Amigos nossos de longa data, o casal comemora o aniversário do advogado e agricultor, Durvalino Rezende no dia de amanhã. Com ele, sua esposa,a professora Heloísa Ferreira Rezende que é aposentada da direção da Escola “Homero Alves”. Um abraço ao casal e parabéns ao Durvalino.

...
Durvalino e Heloísa
Domingo, 18 de abril

Parabéns

Quem também muda de idade amanhã é o titular do 1º Cartório de Registros e Protestos, Lincoln Bueno Alves.  Acaba de transferir a sede de trabalho para local amplo e de fácil acesso, funcionando agora à Rua Tomaz Gonzaga 2071. Parabéns e um tríplice e fraternal abraço ao Lincoln.

...
Lincoln Bueno Alves
Domingo, 18 de abril

Talentoso João Gabriel

Fico orgulhoso e agradecido a Deus por ter um neto, cabeça no lugar, inteligente e talentoso, como o João Gabriel Rodrigues de Rezende. Passando para o segundo ano da Faculdade de Direito de Franca, tem a música como hobby, com algumas composições próprias, que a sua turma de amigos e amigas até sabem cantar. Valeu João, que Deus o abençoe sempre.

...
João Gabriel Rodrigues de Rezende
Domingo, 18 de abril

Alto astral

Outro amigo que amanhã aniversaria é o Guilherme Alves, responsável pela administração da Paróquia de Santo Antônio, sendo o braço direito do Monsenhor José Geraldo Segantin. Vamos antecipando nosso abraço a ele, que é sempre atencioso e num alto astral.  Parabéns, amigo.

...
Guilherme Alves
Domingo, 18 de abril

Solidariedade

Dentre tantas maneiras de levar uma ajuda emergencial a pessoas que passam por dificuldade até para conseguir alimentos, podemos citar a iniciativa da TV-Band, liderada pelo José Luís Datena, com mais de 35 milhões arrecadados. Outra atitude louvável teve à frente a empresária francana Luíza Helena Trajano, líder do grupo Mulheres do Brasil, conseguindo uma quantidade extraordinária de ovos de Páscoa, distribuídos a crianças carentes. Ainda agora, vimos no Facebook, que um padre de Florianópolis, sugeriu aos seus fiéis que, como não podem estar presentes, que levassem e colocassem nos seus lugares na igreja, uma cesta básica de alimentos para os pobres. E várias outras iniciativas particulares, semelhantes. Que Deus abençoe a todos.

Domingo, 18 de abril

Co-piada

Toca o telefone e o médico reconhece a voz de um colega do outro lado da linha, dizendo:

-“Precisamos de mais um jogador de pôquer para completar quatro”.

-“Estou a caminho”

Enquanto ele veste o casaco, sua mulher pergunta:

-“O caso é grave?”

E o marido muito sério:

-“É, sim, muito grave. Tão grave que já tem outros três colegas médicos no local”!

Domingo, 18 de abril

Arquivo

Foto que foi feita em março de 1993, reuniu cinco amigos, todos comerciantes na Estação.

Da esquerda para a direita: Aniz Cury Filho, José de Anchieta, Paulo Henrique Ravagnani, Roberto Belarmino e Aniz Cury.

Roberto Belarmino e Paulo Henrique Ravagnani já são falecidos.

...
Domingo, 18 de abril

Ponto final

Para ler e refletir nas palavras, sempre sábias do Arnaldo Jabor:

“Seja ridículo, mas seja feliz e não seja frustrado. “Pague mico”, saia gritando e falando o que sente, demonstre amor. Você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto,  e cada instante que vai embora não volta mais. Não se importe com a opinião dos outros. Antes ser um idiota para as pessoas do que infeliz pra si mesmo”!

Domingo, 11 de abril

Reflexão inicial

“TODA VEZ QUE O HOMEM PENSA EM NAVEGAR PARA LONGE DE DEUS, O DIABO TEM SEMPRE UM BARCO PRONTO” (Billy Graham)

Domingo, 11 de abril

Dicas práticas

Para retirar parafusos enferrujados: Aqueça no fogo, até avermelhar a ponta de uma chave de fenda e aplica por dois ou três minutos sobre a cabeça do parafuso. Ele, então, sairá facilmente. Uma outra: Para limpar couros, é só esfregar com uma clara de ovo batida e depois lustrar com uma flanela.

Domingo, 11 de abril

Aniversários

Aniversariando hoje o José Santiago Sanches e a amiga nossa, Aparecida Reis Nascimento Bolela...amanhã o Julinho Trajano, Wilma Regina Martins Garcia Silva e o vice-prefeito, Éverton de Paula...na terça-feira, Flavinha de Almeida Sanches, Sargento reformado Flávio Grigolato, Padre Alessandro Lança, e Zezinho (Ótica Veja)...na quarta(14), Luís Reinaldo Bastianini e o Marcos Antônio Bianchini...na quinta(15), médico Pedro Cury, João Tozzi e dona Luíza Ribeiro (esposa do Pastor Isaac Ribeiro)...na sexta(16) Dalva (salgados) Ribeiro e José do Carmo Filho...e no próximo sábado, médico Paulo Sérgio Faleiros, Rosalvo de Almeida Filho e o veterinário, Mario José Pereira...abraço a todos.

Domingo, 11 de abril

Cartório: novo local

Desde a última segunda-feira, o 1º Cartório de Registros e Protestos, sob o comando do titular, Lincoln Bueno, está funcionando em novo local, muito bem instalado à Rua Thomaz Gonzaga 2071, próximo daquele edifício que está sendo erguido bem próximo, e ao lado de onde funcionou a antiga padaria do sr. Gualter de Almeida. Incluindo estacionamento em frente ao prédio.

...
Domingo, 11 de abril

Com nova idade

Amanhã, dia 12, segunda-feira, passa para uma nova idade o querido colega e amigo da comunicação, Anderson Pinheiro. Ele é conhecido colunista social, mantendo atualmente, com sucesso, seu programa no Canal 23 da Net. Abraço e tudo de bom ao A.P.

...
Anderson Pinheiro
Domingo, 11 de abril

Parabéns

Vai daqui o nosso abraço ao amigo Luís Carlos Verzola, que aniversaria amanhã. Funcionário há vários anos da MSM, Luizinho é casado com a Vânia Verzola, funcionária pública municipal, e irmão do saudoso colega de rádio, Paulo Roberto Verzola. Parabéns, abraço e tudo de bom.

...
Luís Carlos e Vânia
Domingo, 11 de abril

Aquecimento solar

O secretário municipal de infraestrutura, Nicola Rossano Costa anunciou a abertura de licitação para instalação de energia solar para aquecimento da piscina do Conjunto Poliesportivo. Um melhoramento considerável para todos que gostam da prática desse esporte tão saudável, mesmo no tempo mais frio. Só não foi informado o prazo de entrega.

...
Nicola Rossano

Fim dos Posts

Nenhuma página para carregar

Próxima página